Quando vale a pena fazer um empréstimo?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Em que situações vale a pena pegar empréstimo para quitar dívidas? Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas, quando a taxa de juros cobrada pelo empréstimo é menor do que as taxas das dívidas. Desse modo, você troca várias dívidas com altas taxas de juros, por uma única dívida com taxa de juros menor.

Pode parecer uma ideia estranha, mas contratar empréstimo para quitar dívidas costuma sim ser uma boa ideia. Principalmente para quem está com dívidas acumuladas ou muito caras. Isso porque, ao fazer um empréstimo, é possível trocar juros altos por juros menores, de um único contrato de crédito.

De modo geral, as vantagens de um empréstimo estão na facilidade de acesso ao recurso, além da possibilidade de crédito com algumas financeiras mesmo com a conta negativada. A desvantagem está, obviamente, nos riscos desse serviço, além de taxas bem elevadas.

1. Trocar a dívida. Esse é um dos principais motivos para pedir empréstimo. Isso porque muitas vezes estamos nos afundando em dívidas com taxas altíssimas de juros e sem perspectiva de conseguir pagar todas as parcelas.

Sim. Se estiver com o nome limpo e um bom score, você poderá solicitar um empréstimo com taxas de juros mais baixas e, com o dinheiro, poderá investir em ativos que pagam rendimentos maiores que os juros do empréstimo.

O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, por isso, ele é mais vantajoso do que os demais empréstimos. Esse crédito é liberado para aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público e, em alguns casos, para quem trabalha com carteira assinada.

Os principais riscos de tomar empréstimo sem planejamento financeiro são:

  • Endividamento excessivo. ...
  • Pagamento de juros altos. ...
  • Perda de controle financeiro. ...
  • Comprometimento do orçamento. ...
  • Danos ao histórico de crédito. ...
  • Negativação do nome.

Altas taxas de juros
Dessa forma, os juros fixados pelos bancos indicam o preço que você paga pelo empréstimo, e é daí que vêm os altos lucros dos bancos. O dinheiro na sua conta-corrente tem rendimento zero. Já os juros do cartão de crédito, por exemplo, podem passar dos 300% ao ano!

Se você precisa de dinheiro para comprar um bem ou serviço à vista, o empréstimo pode ser a melhor opção. Já se você não tem condições de pagá-lo à vista e precisa parcelar o pagamento, o financiamento talvez seja a solução ideal.

Uma das principais vantagens do crédito pessoal é a facilidade de aquisição. Você consegue o empréstimo de forma rápida e simples, seja pela internet, seja direto na agência. Por essa agilidade no processo, o recurso é muito indicado a quem precisa do dinheiro para uma emergência, como problemas de saúde ou dívidas.

Ao estipular o valor total que você vai pagar, é importante considerar não só o dinheiro que pegará emprestado e, sim, o total das parcelas, que incluem ainda possíveis tarifas, além dos juros. Esse passo é muito importante, porque você terá que planejar a sua vida financeira considerando esse débito.

  1. Defina um objetivo claro para o empréstimo. Temos o pensamento de usar um empréstimo apenas para pagar dívidas, concorda? ...
  2. Mantenha uma reserva de emergência. Imprevistos sempre acontecem, e por isso é importante ter uma quantia que dê suporte em situações de emergência. ...
  3. Entenda melhor as diferenças entre ativo e passivo.

As especialistas ponderam que o empréstimo consignado pode valer a pena quando há alguma necessidade que é urgente e, portanto, inadiável. – O dinheiro é o fruto da renda, então pensar é importante. O empréstimo pode ser um investimento, por exemplo: quebrou a geladeira e é preciso comprar uma nova.

Melhor banco para empréstimo pessoal

BancoTaxa de juros para empréstimo pessoalSolicite agora
1. Banco PanA partir de 37,42% ao anoContratar
2. Banco BTG PactualA partir de 35,69% ao anoContratar
3. Banco do NordesteA partir de 64,32% ao anoContratar
4. Caixa EconômicaA partir de 36,88% ao anoContratar

O menor valor cobrado para empréstimo pessoal ao mês é da Caixa Econômica Federal, de 4,96%. O maior valor, por sua vez, é o do Santander, de 9,99%.