Quando surgiu a chemise?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Na verdade essa peça surgiu nos anos 20, durante a Grande Depressão as matérias primas eram difíceis de encontrar, por isso as mulheres com a economia escassa , começaram a fazer vestidos tipo camisa, não precisava de muito tecido, o corte era reto com botoes na frente, com jeito feminino.

A história do chemise
Não há consenso entre os historiadores e estudiosos de moda sobre a origem dos chemises. Uma das hipóteses mais bem aceitas é a de que a rainha da França, Maria Antonieta, inspirada em vestimentas crioulas da época, encomendou um dos modelos precursores do chemise que conhecemos hoje.

Chemise vem do francês e quer dizer camisa. O vestido chemise possui uma modelagem muito semelhante às camisas oversized, garante uma proposta fashionista às produções. Além de possibilitar diversas composições, a peça pode ser usada como vestido ou por cima de camiseta e jeans, como uma terceira peça.

O vestido chemise nada mais é do que uma camisa oversized que você pode usar... como vestido, claro! A peça tem um ar mais formal justamente porque é uma variação da camisa, mas isso não quer dizer que a peça não pode ser muito descolada, viu?

Qual a diferença entre chemise e vestido? A principal diferença é que a chemise tem a aparência de uma camisa, com botões, mangas e gola. Já o vestido é aquela peça que a gente já conhece, que pode ser de diferentes modelagens, mas geralmente é uma peça inteira, vestida pela cabeça, com as mangas e botões até embaixo.

Uma excelente opção de acessório para montar um look com chemise charmoso é o cinto. O cinto preto é o básico que funciona com tudo, mas, se sua chemise tiver uma cor mais neutra, como branca, é possível ousar e adicionar um pouco de cor ao look com cintos de camurça ou cintos largos.

O chemise feminino é a mistura perfeita das camisas de alfaiataria e os vestidos de tecido leve, resultando em uma peça elegante e descontraída, que pode estar presente em diversos looks. Atemporal, essa peça ajuda a transmitir a sua personalidade com muita sofisticação e conforto.

O vestido chemise também combina perfeitamente. com as sandálias que muitas mulheres gostam. muitíssimo de usar em seu cotidiano, e outros tipos de. modelo de sapato como: plataforma, salto fino, entre.

Você pode usar a chemise toda aberta, como um casaco, ou semiaberta tanto com jeans quanto com calças de tecidos mais sofisticados, como o linho.

seda

As chemises são camisas compridas e com modelagem ampla, comumente produzidas com tecidos levemente transparentes ou materiais frescos e delicados, como a seda ou bases com toque de seda.

Uma boa dica é sempre usar a chemise quando a ideia for alongar a silhueta e valorizar a sua cintura. Fica aqui o aviso: a chemise é para mulheres que se identificam com estilos mais modernos. Além de ser repleta de botões, esse tipo de peça feminina costuma ter gola e, por isso, acaba produzindo looks mais sociais.

As chemises são modelos de saída de praia que muito provavelmente você já tem em casa. Essas camisas alongadas funcionam como um vestido, seja curto, midi ou logo, e, por serem leves, fresquinhas e versáteis, são perfeitas para usar na praia e no pós-praia.

Os vestidos de mangas longas, estilo chemise, também são uma opção. Quer uma ideia diferente, mas que pode ficar o máximo? Faça um xale de lã e jogue-o sobre os ombros!