Quando o justo governa o povo se alegra?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 7 votos

Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Provérbios 29:2.

Este versículo deixa muito claro que o caráter dos indivíduos com autoridade afeta todos que estão sob sua autoridade. As pessoas lamentam quando uma nação é governada por aqueles que são ímpios; e se regozije sob a autoridade de um governante justo. Deus nos dá Suas leis para nosso próprio bem.

Provérbios 29:4 NTLH
Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça.

Quando os governantes são corruptos, o povo também o é. Mas os justos hão-de ser testemunhas da sua queda. Corrige o teu filho e virás a estar tranquilo; ele encher-te-á de felicidade e de paz de espírito. Quando deixa de haver pessoas que falem em nome de Deus, o povo corrompe-se.

O Justo Florescerá Mesmo em Tempo de Seca | Referência: Provérbios 12: 12-13 | Igreja Evangélica Batista de Intermares.

Muitas pessoas passam a vida atrás de riquezas, mas muito mais importante do que ouro e prata é a sabedoria que vem dos céus. “então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

“Guarda o teu coração” significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração.

Tem gente que interpreta o texto de Romanos 13 de. forma a não questionar as autoridades.

1 Toda alma esteja asujeita às autoridades superiores; porque não há bautoridade csenão de Deus; e as autoridades que há são ordenadas por Deus.

O Apóstolo Paulo, citando um profeta do Velho Testamento, resumiu o que significa ser um fiel quando escreveu: “O justo viverá da fé” (Romanos 1:17).

Governo Dilma Rousseff
Foi considerado pela PF o maior esquema de corrupção da história do País. O pagamento de propina ultrapassa dez bilhões de reais, e é considerado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos o maior caso de suborno internacional.

O corrupto é alguém que se destituiu da sua própria humanidade. Mas não apenas os gregos tinham consciência de um possível afastamento do ser humano de sua natureza: é este o sentido mais profundo do que os cristãos chamam de “pecado original”.