Quando o emo?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 14 votos

O emo foi um movimento cultural que ganhou força no Brasil no início dos anos 2000. O gênero tomou conta de uma geração inteira e fez muito sucesso com os jovens, ganhando fácil relação ao estilo de vida e bandas de rock que ganharam notoriedade no meio.

Consideram-se pessoas altamente emotivas e sensíveis às letras das músicas de sua preferência, as quais têm como temática a melancolia, a tristeza, problemas que envolvem a temática do amor, da rejeição do outro (como da própria família).

Música emo surgiu décadas antes de estourar
“Nos anos 2000, essas influências ganham uma nova roupagem muito mais próxima musicalmente do que era conhecido como pop-punk, aquele som típico do Green Day nos anos 1990, por exemplo, mas acoplado a uma imagem muito particular.

Origem. Originou-se entre o hardcore punk de Washington DC, cujas bandas pioneiras foram Rites of Spring e Embrace, parte de uma primeira cena do post-hardcore conhecida como Revolution Summer.

No estilo emo, o costume é usar camisas com estampas quadriculadas, camisas listradas ou com caveiras, com desenhos infantis. Além disso, as peças costumam despertar a infantilidade, o amor, o lado depressivo e a rebeldia. As calças geralmente são pretas, justas e rasgadas.

Eles não gostam de funk e de nenhum tipo de música que não fale de amor. Na maneira de se vestir, esses jovens costumam combinar o estilo dos punks com elementos do universo infantil. Acessórios, cintos da década de 80 e sapatos quadriculados também são bem-vindos.

Normalmente os emos têm preferência musical pelo gênero pop punk e costumam ouvir músicas com som mais lento e melódico ou com um som mais pesado. Alguns exemplos das bandas preferidas são: Simple Plan, NXZero, Good Charlotte, etc. As músicas apreciadas por emos normalmente têm letras expressivas e confessionais.

O termo emo vem de "emotional hardcore" e é usado para identificar tanto o som de bandas estrangeiras como My Chemical Romance e Fall Out Boy quanto os fãs desses grupos, que seguem à risca o visual e o discurso sofrido de seus ídolos.

Cor preta: O preto é destaque nas unhas, maquiagem, cabelo, acessórios e roupas. O look pode ser todo preto ou apenas com alguns toques. Acessórios: Acessórios pratas, especialmente com espinhos, são muito usados no estilo emo. Pulseiras, brincos, faixas de cabelo, e até mesmo coleiras com spikes são muito bem vindos.

Franja cumprida e visual era o que chamava atenção no estilo. O sentimentalismo nas letras musicais e o visual de franja no rosto foram características marcantes para quem viveu a geração emo, lá no início dos anos 2000. Após mais de 10 anos, é difícil encontrar alguém que se enquadre no estilo, mas ainda existe.

O emo surgiu na década de 1980 com o gênero musical conhecido como emocore ou emotional hardcore, mas virou febre entre jovens de todo o mundo em 2010.

O movimento Emo surgiu em meados dos anos 80 com as bandas Rites of Spring e Embrace, na cena punk rock de Washington, nos Estados Unidos.

substantivo masculino e feminino Pessoa cujo estilo recebe influência do movimento punk rock melódico da década de 80: banda de rock composta por emos. [Por Extensão] Quem prioritariamente se veste com roupas de cor preta, além de possuir um corte de cabelo muito característico, com a franja cobrindo parte do rosto.

A palavra é uma abreviação de emocional e, geralmente, as pessoas que se consideram emo estão em contato com suas emoções e não tem a necessidade de esconder o que sentem, mesmo quando estão tristes ou com raiva.

O que significa ser uma pessoa emo? O emo geralmente é reconhecido por ter os olhos carregados de lápis preto, cabelo completamente colorido e por suas roupas acompanhadas de spikes, tachinhas e elementos quadriculados.

Combinando referências emos com outros acessórios
Para dar leveza ao visual, use junto aos acessórios emos um mix de anéis minimalistas, por exemplo, bem delicados e femininos. Pérolas e joias que tragam cor ao look são outras boas opções para quebrar um pouco o padrão com peças escuras e pesadas.