O que significa um EBIT negativo?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Um P/EBIT negativo mostra que há alguma falha nas operações de uma empresa. Assim, apontando que a empresa teve mais perdas que ganhos. Os investidores devem evitar empresas com P/EBIT negativo e investir em empresas com melhor performance.

Um EBIT positivo e crescente pode indicar que a empresa está obtendo mais lucro com suas operações principais. No fim das contas, isso significa que a empresa pode ter capacidade financeira para realizar novos investimentos e expandir suas operações.

EBIT = receitas totais – custos de produção – despesas de vendas e marketing – despesas gerais e administrativas – despesas com depreciação – despesas com amortização. Isso significa que, antes de considerar os efeitos dos juros e impostos, a empresa gerou um lucro operacional de R$480.000,00.

O EBITDA é o lucro da empresa em que não entra no cálculo: juros, impostos, depreciação e amortização. Enquanto isso, o lucro líquido é o valor final após serem descontadas todas as despesas fixas e burocráticas de uma empresa, até mesmo impostos sobre a renda.

Quanto menor esse múltiplo, menor seria a dívida para a companhia em relação ao Ebitda. E quanto maior o múltiplo, maior também o volume da dívida para o resultado operacional da empresa.

EBIT significa Earnings Before Interest and Taxes – ou, em português, Lucro Antes de Juros e Impostos. Já EBITDA é acrônimo da expressão em inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que traduzida significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Basicamente, enquanto o Ebitda considera os lucros da empresa antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, o Ebit mostra os lucros apenas antes dos juros e tributos. Ou seja, o Ebit inclui despesas com amortização e depreciação, enquanto o Ebitda ignora essas despesas.

O EBITDA é um indicador financeiro muito usado para avaliar empresas na bolsa de valores, informando o lucro da companhia antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação.

O índice permite que os analistas projetem a lucratividade de longo prazo e realizem comparações úteis entre empresas. O EBITDA também é usado para ajudar a determinar o valor de uma companhia, avaliar a capacidade de pagamento de dívidas e de gerar excedentes para o pagamento de dividendos.

A produtividade operacional de uma empresa
Para calcularmos a margem EBIT devemos dividir o EBIT de uma companhia pela sua receita líquida, o número resultante será dado em porcentagem.

O Lucro Líquido, índice de resultado muito falado em pequenas empresas (faturamento de até 10M/ano), tem uma precisão superior ao do EBITDA, porém, também tem importantes limitações uma vez que também não leva em consideração os investimentos necessários em ativos fixos, em ativos intangíveis e no capital de giro.

Caso o EBITDA seja maior, o múltiplo pode variar entre 6 e 8. Quanto maior o EBITDA, mais valorizada é a empresa. Portanto, é importante encontrar um especialista em empresas que possa ajudar você nesse processo.