Qual margem de lucro é boa?

Perguntado por: gribeiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

A porcentagem de lucro ideal para cada empresa depende de uma série de fatores, entre eles o tipo de atuação. Especialistas afirmam que para as empresas de serviços o ideal é trabalhar com uma margem a partir de 20%, bem superior aos 8% da indústria, que possui algumas variáveis mais específicas.

A margem de lucro permitida por lei
Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), existe uma margem diferente para cada tipo de empresa, são elas: Empresas no setor de serviços – até 20%; Empresas no setor do comércio -entre 10 e 15%; Empresas no setor da indústria – entre 6 e 8%.

O cálculo é simples, você deve dividir o lucro bruto pela receita, e multiplicar o resultado da divisão por 100. Quando um produto for vendido a R$ 10 e a produção custar R$ 5, você ganhará R$ 5. Esse valor é o lucro bruto e ele representa uma margem bruta de 50%.

6 dicas para aumentar a margem de lucro

  1. Buscar parceiros e fornecedores com melhores condições. ...
  2. Otimizar os processos logísticos. ...
  3. Escolher corretamente o seu mix de produtos e serviços. ...
  4. Criar diferenciações no mercado. ...
  5. Controlar bem o estoque dos produtos. ...
  6. Incentivar a venda ampliada.

Existem, hoje, três tipos, as quais são diferenciadas pelo que incluem nos custos do serviço ou produto:

  • Margem de Lucro Bruto;
  • Margem de Lucro Operacional;
  • Margem de Lucro Líquido.

Há no mercado uma métrica de retorno a depender do tipo de setor em que se irá empreender. No varejo, por exemplo, há uma remuneração de cerca de 4% sobre o total das vendas. Para a atividade de serviços, se espera algo em torno de 20% sobre o total das vendas.

Basicamente, o lucro é a diferença entre o valor de venda e o valor de custo daquele produto. Já a margem de lucro é uma porcentagem obtida da relação entre o lucro e o faturamento total do negócio. Portanto, a fórmula para calculá-la seria: margem de lucro = lucro / receitas totais, multiplicando o resultado por 100.

O primeiro tipo de produto que pode oferecer uma margem de lucro mais alta são os itens de beleza. Essa é uma forte demanda nacional. Segundo relatório da Euromonitor International, o Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de consumo de produtos de beleza e cuidados pessoais.

Dentro do Lei N° 9.718/98, todas as empresas que faturam acima de R$78 milhões bruto por ano são obrigadas a optar pelo Lucro Real. Ou seja, para as empresas que optaram pelo Lucro Presumido e atingiram o limite de faturamento anual, no próximo ano a o regime de tributação será o Lucro Real.

O lucro é o resultado da receita das vendas subtraindo as deduções como impostos, despesas e custos, além dos tributos. Já a Margem de Lucro é o valor que a empresa ganha depois de subtrair despesas da receita bruta.

Pensando nos dois extremos da situação, encontramos estudiosos que declaram que uma margem de lucro de 4% (quatro por cento) é a interessante para supermercados com alto fluxo de venda. Pode parecer percentualmente pouco, mas podemos estar falando de bastante dinheiro.

Uma boa margem líquida vai variar muito de acordo com o segmento de mercado em que a empresa atua, mas vamos trazer alguns referenciais: comércio: a margem de lucro ideal fica entre 10% e 20%; prestação de serviços: entre 20% e 30%; indústria: 8% a 12%.

5 passos para saber se a gestão da sua empresa está indo bem

  1. Verifique a lucratividade. ...
  2. Analise o ticket médio. ...
  3. Observe o índice de produtividade. ...
  4. Conheça o índice de metas cumpridas. ...
  5. Verifique a rentabilidade e o retorno sobre o investimento. ...
  6. 5 Tendências do Mundo dos Negócios para os segundo semestre 2022.

No caso do markup, entende-se que o ideal é que seja acima de 50%. Afinal, um markup de 50% significa que seu negócio está cobrando ao menos 50% a mais do que o preço de custo do produto ou serviço.

A fórmula utilizada é: valor do produto + lucro da empresa em número real. Então, se você quer obter 100% de lucro em um produto cujo custo de produção é R$ 200, o lucro deverá ser de R$ 200 (100% de 200). Logo, o preço de venda será R$ 400 (200 + 200).