Quando o dente trinca?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

As trincas favorecem o acúmulo de resíduos de alimento, que são consumidos por bactérias. Nesse processo, elas liberam ácidos que lesionam os tecidos dentários, formando os pontos de cárie. Eles podem ser mais superficiais ou profundos, dependendo da profundidade do trincado.

Implante. Infelizmente, em casos severos, pode não existir restauração para o dente trincado (ou quebrado), especialmente se a lesão ficar abaixo da linha da gengiva. Nesse caso, será preciso extrair o dente e colocar um implante, a fim de substituir a raiz do dente afetado.

Bem, os dentes rachados são um problema comum e que podem ser resolvidos. As causas são diversas, como morder objetos ou alimentos duros, bruxismo ou outras situações corriqueiras. Quando os dentes trincam, não tem jeito, é preciso visitar um dentista.

Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.

Em casos mais complexos, pode ser prescrito o uso de adesivos dentais para reparação do dente, ou uma resina especial para restauração. Em casos graves, pode ser recomendado o uso de uma coroa dentária para fortalecimento do dente. Se a polpa do dente for atingida, o tratamento de canal é o mais recomendado.

Tratamento de fissura dentária
O dentista pode recomendar soluções como selagem com resina plástica para preencher a trinca ou tratamento endodôntico se a trinca se estender até a polpa.

O dente trincado é um quadro que geralmente não causa dor, mas que precisa de atenção para que o problema não piore. A trinca é uma rachadura e aparece em toda a extensão do dente, da ponta até próximo a gengiva, com a possibilidade de chegar à raiz.

Linhas de fissura são fissuras minúsculas e superficiais que afetam o esmalte do dente. São extremamente comuns e geralmente não requerem tratamento a menos que para fins cosméticos.

Fernando nos destacou os principais quadros que podem causar o enfraquecimento do dente como: cárie extensa, esforço mastigatório excessivo, bruxismo e aqueles que passaram por tratamento de canal, pois a resistência é diminuída. “Nessas situações mesmo um alimento macio, pode causar a fratura”, alerta Fernando.

O aparecimento destas pode ser provocado por diversos fatores, como o bruxismo, alterações bruscas de temperatura e restaurações antigas. Além disso, hábitos comuns como roer unhas ou morder objetos, conhecidos como parafuncionais, também podem resultar nesse quadro.

Quem tem uma dente com raiz quebrada pode experimentar dor ao mastigar, mas esse não é o único sintoma. Caso haja infecção da polpa dental, é possível que apareça um abscesso na gengiva por conta do pus acumulado.

No entanto, o estresse também pode causar estragos na sua boca, dentes, gengivas e na sua saúde geral. Os principais efeitos colaterais do estresse e da ansiedade que afetam a sua saúde bucal são: Feridas na boca, incluindo aftas e herpes. Aperto e ranger dos dentes (bruxismo)

O valor restauração de dente varia de acordo com o caso do paciente, material utilizado e número de dentes a serem tratados. No entanto, o preço médio da restauração dentária é de R$ 100,00 a R$ 300,00 por dente.