Quando investigar cefaleia?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

As situações que indicam a necessidade da realização de exames de imagem na presença de cefaleia, são: mudança significativa na frequência ou intensidade da dor de cabeça de forma recente; novos sinais ou sintomas neurológicos sem explicação; dores sempre no mesmo hemicrânio (parte do crânio);

Os autores ainda sugerem que pacientes com cefaleia de início recente (especialmente se início tardio na vida adulta), mudança no padrão da cefaleia e cefaleia de início súbito que atinge intensidade máxima dentro de poucos segundo ou minutos após início da dor, são candidatos a exames de imagem.

Quais são os sintomas da Cefaleia?

  • sensibilidade à luz;
  • sensibilidade aos sons;
  • sensibilidade aos cheiros;
  • irritabilidade;
  • náuseas e vômitos;
  • queda da pálpebra;
  • sensação de latejamento; e.
  • dor que fica mais intensa ao movimentar o corpo.

C – A Cefaleia é associada com pelo menos um dos seguintes sinais que deve estar presente no lado da dor:

  1. Injeção conjuntival e lacrimejamento.
  2. Congestão nasal e/ou rinorreia.
  3. Edema palpebral ispsilateral.
  4. Sudorese da fronte e da face ipsilateral.
  5. Miose e/ou ptose ipsilateral.
  6. Sentimento de inquietude e agitação.

Os médicos podem solicitar exames de imagem cerebral, como tomografias e ressonâncias magnéticas, para ajudá-los a diagnosticar a piora da dor de cabeça. A tomografia computadorizada é um estudo de imagem baseado em raios-x.

Sintomas de cefaleias tensionais
Elas começam na frente da cabeça ou na área ao redor dos olhos, depois se espalham por toda a cabeça. Essas cefaleias podem ser episódicas ou crônicas. Cefaleias episódicas ocorrem menos de 15 dias por mês. A dor é geralmente leve a moderada.

A tomografia é um um procedimento de imagem de raio-x computadorizado, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves. Além de ser indolor, é um exame não invasivo, simples e rápido.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

"Quando associadas a sintomas como paralisia de um dos lados do corpo, vômitos, visão dupla, desmaio e sonolência excessiva têm mais chance de serem algo grave". Além disso, doenças graves como hemorragias cerebrais espontâneas podem, por vezes, apresentar-se apenas com dor de cabeça.

A cefaleia atribuída ao Acidente Vascular Cerebral isquêmico é frequente, tem padrão mais habitual semelhante à da cefaleia tipo tensional e está associada à idade e a cefaleia tipo tensional prévia.

Cefaleia é o nome técnico dado para a dor de cabeça, enquanto a doença é denominada cefaleia, o sintoma é chamado de dor de cabeça. Sabe como ela pode ser provocada? A cefaleia, popularmente conhecida por dor de cabeça, é sentida em forma de pontadas, pressão ou marteladas.