Quando inventaram o barco a vela?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4 / 5 10 votos

A origem vem do século 17, quando surgiu, na Holanda, um tipo de embarcação chamado “jaghtstchip”. Esse novo barco rapidamente atendeu aos interesses comerciais holandeses e passou a ser adotado para pequenas viagens internas, no transporte de cargas entre cidades vizinhas e também para exercitar os jovens marinheiros.

Não se tem certeza, exatamente, de quando o barco a vela surgiu. Os primeiros dados remontam a 800 a.C., quando os Fenícios estabeleceram colônias na Espanha e no norte da África com suas Galeras ou Galés, inicialmente movidas a remo, e que ganharam uma vela quadrada em um só mastro.

Considera-se que os primeiros barcos tenham sido as canoas de tronco. Os mais antigos barcos descobertos por escavações arqueológicas são canoas de tronco de 7.000-10.000 anos atrás.

Os primeiros navios especialmente construídos para combate foram as galés ou galeras gregas, a partir do século VIII a.C. Em Salamina, em 480 a.C., esses barcos, já com cerca de quarenta metros e 200 remadores, bateram a armada persa.

As velas foram criadas pelos romanos a partir de 500 a.C. Estas eram verdadeiras velas imersas e feitas em sebo. Os primeiros registros de velas feitas de gordura de baleia na China remontam à dinastia Chin (221-206 a.C).

O veleiro ou barco a vela é uma embarcação que navega com a força do vento. A navegação a vela pressupõe aventura.

No ano de 1787 inventaram o:A: barco a vapor.

Os dados agora divulgados, após análise de cinco anos, mostram que a embarcação era bastante pobre, como se feita de remendos, com chapas de cedro e caibros de carvalho.

Nos Estados Unidos, em 1787, fabricou o primeiro barco a vapor com propulsão por hélices. Os barcos imortalizados por Mark Twain em suas histórias do Mississipi eram os criados por Robert Fulton, e, dentre os muitos inventos que patenteou, estava o famoso “Nautilus”, um submarino.

USS Constitution

Blog Escolha Verde.