Qual é o origami mais fácil de se fazer?

Perguntado por: zcustodio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Cachorro. O cachorro é considerado um origami fácil para quem é iniciante começar a aprender. O bacaca é que além de ser uma dobradura simples de ser feita também é muito fofinha.

Eles podem ser usados para decoração e também para presentear amigos e parentes. A primeira vista, os origamis já aparentam ser bastantes difíceis de fazer, mas para piorar o que já era difícil, existe uma forma mais avançada e complicada de fazer origamis chamada de Renzuru.

Tsuru

O formato mais popular de origami certamente é o Tsuru, inspirado em uma ave considerada sagrada pelos japoneses e que representa sorte e longevidade. Uma lenda diz que quem fizer mil Tsurus de origami com o pensamento voltado para um desejo poderá realizá-lo .

Papel dobradura

Papel dobradura
É o papel mais usado para fazer origami, pois como o próprio nome já diz, é próprio para se dobrar.

O pássaro é 20 vezes menor que um grão de areia e pode ser dobrado e desdobrado com um choque de apenas um volt. Pesquisadores dos Estados Unidos criaram o menor pássaro de origami do mundo – que tem apenas 60 mícrons de largura, ou seja, 20 vezes menor que um único grão de areia.

Pássaro de papel tem quase 82 metros de envergadura.

As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

A inspiração dos origamistas (as pessoas que se dedicam à arte do Origami) está, principalmente, nos elementos da Natureza e nos objetos do dia-a-dia.

O preço das peças varia de R$ 10 até R$120.

Os origamis são criados a partir de uma folha quadrada de papel (lados com as mesmas dimensões). As dobraduras formam figuras geométricas, que podem representar animais, plantas ou objetos do cotidiano. Existem outras técnicas de dobraduras além dos origamis tradicionais.

Origami -Borboletas As diversas formas de dobraduras possuem significados especiais no Japão. As borboletas representam a união, auto-transformação, clareza mental, novas etapas, liberdade, renascimento. A borboleta representa os ciclos da vida, movimento e mudança.

O KIRIGAMI, técnica mista que, além de utilizar as dobras no papel (como no origami), utiliza cortes (“kiru” – verbo “cortar”), pode ser feito com base em um papel de gramatura maior que do origami e, ao se introduzirem alguns cortes, pode-se dobrá-lo para formar as figuras desejadas.

O papel cartão duplex é um tipo de papel cartão com duas faces diferentes. Sendo um de seus lados bem clarinho, com textura mais lisa (além de possuir um tom levemente brilhoso).

O Papel Espelho é um papel monolúcido feito com 100% de fibra celulótica. Possui uso ideal para dobraduras, origamis, trabalhos escolares e artesanato em geral.

Desenvolve a destreza manual e a coordenação das mãos com os olhos. Para criar uma figura perfeita, há que realizar os desdobramentos com cuidado e precisão. Por isso mesmo, também melhora a atenção. Desenvolve a paciência e a constância.

Os estudiosos acreditam que a arte do origami tenha originado junto com o papel. Os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China, no ano de 105 d.C. Em 1950, ocorreu a grande divisão entre a antiga e a nova dobragem do papel, período que o trabalho de Akira Yoshizaka tornou-se conhecido.