Quando e onde surgiu a peteca?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

NÃO SE SABE EXATAMENTE QUANDO A PETECA SURGIU, MAS SABE- SE QUE DESDE ANTES DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL ELA JÁ ERA PRATICADA PELOS ÍNDIOS BRASILEIROS; SENDO PORTANTO, INVENTADA NO BRASIL. NAQUELA ÉPOCA ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE ESPORTIVA PARA GANHO DE AQUECIMENTO CORPORAL DURANTE O INVERNO.

Não se sabe exatamente quando a peteca surgiu, mas sabe-se que desde antes do descobrimento do Brasil ela já era praticada pelos índios brasileiros; sendo, portanto, inventada no Brasil. Naquela época ela era utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno.

Era apenas 1973 quando as primeiras regras foram escritas para peteca e em 1985 o Conselho Nacional de Esportes do Brasil elaborou o primeiro conjunto oficial de regras para que o jogo competitivo pudesse começar entre cidades e estados. Em 1987, o primeiro campeonato do torneio peteca foi organizado.

Peteca é um nome de origem Tupi e significa “tapear”, “golpear com as mãos”.

É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

Art. 4º - Os jogos serão disputados em melhor de 3 (três) sets, cada set terá tempo limitado de 12 (doze) minutos cronometrados de peteca em jogo, ou 12 (doze) pontos com tomada de saque. A equipe que antes dos 12 (doze) minutos completar 12 (doze) pontos será considerada vencedora do set.

TIPOS DE REBATIDAS (TOQUES)
Batida básica ou batida por cima com os pés no chão; Batida por baixo (quando a peteca vem muito baixa ou muito próxima da rede); Batida saltando (mais agressivo com maior poder ofensivo, porém, exige grande esforço físico).

A Peteca é de uma base que concentra a maior parte de seu peso geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilíbrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada.

Tradicionalmente é confeccionada com palha seca de milho e penas naturais de aves. Nos últimos tempos vem sendo substituída por penas sintéticas, borracha, couro, tecidos; o que importa é que não deixe de existir. Em sua infância, a artesã fazia peteca com palha de milho e pena de galinha de angola ou galo índio.

A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o chão. Existem 02 (dois) momentos distintos durante o jogo: ATAQUE E DEFESA.

Conhecido entre os Xavante como tobdaé, essa é a brincadeira com a peteca, palavra de origem Tupi que significa “golpear com as mãos”. Feita com areia, penas, couro ou palha de milho, na brincadeira o desafio é tocar na peteca sem deixá-la cair no chão.

Em 1977, o Conselho Nacional de Desportos (CND) passou a considerar a peteca uma atividade física genuinamente brasileira.