Quando começou a ter energia elétrica no Brasil?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

1880

A energia elétrica surgiu no Brasil, em 1880, simultaneamente ao início de seu uso comercial no estrangeiro. A figura 2 apresenta os acontecimentos mais importantes desse período. O início da utilização da energia elétrica no Brasil foi limitado a alguns serviços públicos e à atividade fabril.

A cidade de Campos, no Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter luz elétrica nas ruas, em virtude da presença de uma usina termoelétrica, desde 1883.

Campos dos Goytacazes

A primeira cidade a receber luz elétrica nas ruas foi Campos dos Goytacazes, maior município do interior do Rio de Janeiro, em 1883. Isso ocorreu pelo fato da cidade ter recebido uma usina termelétrica. Aliás, foi a primeira cidade a inaugurar a iluminação pública em toda a América latina.

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...

Não havia iluminação pública e, à noite, as ruas ficavam muito escuras. Por isso, as pessoas dormiam cedo ou se reuniam em casa, iluminadas pela luz de velas, lamparinas ou lampiões. Nas noites de lua cheia, aproveitavam para passear nas praças e ruas mais movimentadas.

Thomas Edison

No ano de 1879, o então imperador Dom Pedro II autorizou que Thomas Edison chegasse ao Brasil trazendo suas invenções para utilização da energia elétrica na iluminação de rua.

São Vicente

São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

Quem descobriu a energia elétrica? No século 18, o físico americano Benjamin Franklin observou o céu em noites de tempestades e descobriu que os raios eram descargas elétricas que vinham das nuvens. Muito antes dele, o grego Tales de Mileto tinha descoberto que ao esfregar âmbar na lã gerava eletricidade.

Histórico: As primeiras usinas termelétricas no Brasil surgiram no século XIX. Em 1883, por exemplo, em Campos dos Goytacazes, foi inaugurada uma termelétrica dotada de três dínamos, com 52 kW para abastecer a iluminação pública – a cidade foi a primeira a contar com iluminação pública como serviço público.

Alessandro Volta

Alessandro Volta (1745-1827)
Desde então, ganhou reconhecimento como inventor, pesquisador e professor universitário. Mas foi ao desenvolver a primeira fonte contínua de energia elétrica que se destacou.

O primeiro espaço a receber luz elétrica no Brasil foi a Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro. A curiosidade fica por conta da primeira fonte de energia usada: a eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomóveis, máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas.

No Brasil, a primeira usina hidrelétrica en- trou em operação em 1883. Ela foi construída no ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinho- nha, na cidade de Diamantina (MG).

Construída em 1889 na cidade de Juiz de Fora (MG), a primeira hidrelétrica brasileira e da América do Sul deixou de gerar energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) nessa quinta-feira, 2 de abril, conforme o despacho nº 928 publicado pela Aneel no Diário Oficial da União.

A iluminação interna era realizada por velas, lampiões, lamparinas, candeeiros à base de óleo de peixe, baleia, de origem vegetal e, posteriormente, a querosene, importante combustível utilizado na iluminação produzido a partir da descoberta do petróleo nos Estados Unidos em 1859.

Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar. Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.