Quando a queimação é preocupante?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se a azia vier acompanhada de vômito com sangue, fezes escuras ou avermelhadas, dor ou sensação de aperto no peito, perda de peso sem causa aparente, tosse ou dificuldade para respirar, ou os sintomas piorarem com o uso de antiácidos, o médico deve ser consultado com urgência.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

A queimação no estômago pode ser causada por diversos motivos diferentes, como por exemplo uma má digestão, refluxos, nível de acidez mais alto na região, entre outros fatores. A azia, como é conhecida essa queimação, também está ligada a outras patologias como a gastrite.

A manifestação mais comum da azia é a sensação de queimação na região superior do abdome ou no peito, que pode durar de alguns minutos a horas.

A azia e queimação são sintomas bastante comuns para quem sofre com o Refluxo. Essa é uma doença que acomete uma em cada cinco pessoas. A maioria delas consegue ter um controle e um tratamento com medidas simples como a melhoria da alimentação e a correção de hábitos.

Azia, chamada também de queimação, é uma sensação de ardência no começo do aparelho digestivo. Essa queimação costuma ser sentida na região do esôfago, no peito, e se espalhar pela garganta. Para algumas pessoas, azia e queimação são acontecimentos pontuais.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Os primeiros sintomas geralmente são: febre, dor muscular e tosse seca. A evolução costuma ser branda e autolimitada, por período de quatro dias a...

Confusão entre azia e infarto
Na verdade, a dor no estômago também pode ser um sinal de infarto. No entanto, especialistas apontam que esse é um sintoma atípico e acontece principalmente em mulheres e pacientes diabéticos.

azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.