Quando a pessoa morre ela sente dor?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.

Os momentos finais antes da morte
À medida que a morte se torna mais próxima, o coração bate com menos força, a pressão sanguínea cai, a pele esfria e as unhas escurecem. Os órgãos internos começam a ter dificuldades para funcionar. Em seguida, a respiração fica mais superficial e rápida.

A audição no último momento de vida
O estudo sobre a audição no momento da morte foi realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC). Na pesquisa foi constatado que a audição é o último sentido a se desligar no momento da morte.

Sim, a morte de olhos abertos é um aviso. Morrer de olhos abertos demonstra que a pessoa se encontrava em meio a uma fase de problemas espirituais. Não havia relaxamento e tranquilidade no que se relaciona ao espírito.

Então, vem a chamada proteólise — a quebra das proteínas —, que desfaz a rigidez e deixa o corpo mole novamente, acabando com o rigor mortis cerca de 36 horas após a morte. É a chamada flacidez secundária. Ao ar livre, o corpo irá atrair insetos rapidamente, geralmente 10 minutos depois do falecimento.

O momento crucial — o do último suspiro —, quase nunca é doloroso, porque, ocorre num momento de inconsciência. A alma, entretanto, sofre antes da desagregação da matéria durante as convulsões da agonia. A intensidade do sofrimento é diretamente proporcional da empatia entre corpo e perispírito.

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Uma pesquisa mostra evidências de que a audição é o último sentido a se desligar quando morremos. Ou seja, algumas pessoas, no estágio final de suas vidas, ainda podem ouvir. O estudo foi publicado em 2020 no periódico Scientific Reports.

Sendo assim, mesmo que esteja o coração a bater, o sangue a circular, estará o cidadão morto, uma vez tenha cessado a atividade cerebral ou encefálica. Então, a morte cerebral é a morte verdadeira, por conseguinte o cérebro é o último órgão a parar de funcionar.

O Que Você Pode Esperar e Como Você Pode Ajudar
Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

Sendo este último o caso a se aplicar à grande maioria, podemos concluir de forma geral: quando a pessoa morre, não sabe que morreu.

Além do tamanho irregular, as pupilas podem perder sua forma circular após a morte como resultado do relaxamento desigual. As mudanças dependem se os olhos estão abertos ou fechados na hora da morte e das condições ambientais 26. Forensic pathology.