Qual rosto não combina com franja?

Perguntado por: emelo8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 3 votos

Reza a lenda de que rosto redondo não combina com franja, no entanto, o expert afirma que isso não passa de um mito, e ainda diz qual versão do corte escolher. “Ela pode ser cheia ou mais repicada, o importante é que não seja curta.

Franja "meia-lua" ou arredondada
Os rostos quadrados e ovais podem investir nesse estilo porque salienta as maçãs do rosto. Assim como a franja reta, o corte não é indicado para rostos redondos, porque diminui o comprimento do rosto.

As franjas mais famosas combinam com todos os tipos de cabelo: curto, médio, longo, cacheado, ondulado ou liso. Mas na hora de cortar a franja, você pode optar pelos tipos de franja que mais valorizam o seu formato de rosto, seja ele redondo, oval ou quadrado.

Rosto arredondado
Combina com franja curta, na altura da sobrancelha. — O ideal é que o centro da franja seja levemente mais curto que as extremidades. Esse truque dá equilíbrio entre cabelo e rosto —, explica Mari. Esse formato de rosto também combina com uma franja lateral mais longa, cortada na altura do nariz.

A hairstylist Malu Alves indica: "A franja rejuvenesce e dá um ar mais leve ao rosto. Pode ser usada em qualquer idade. Em alguns casos, é possível mudar muito o visual".

Rosto oval

Rosto oval: esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos esteticamente falando. Do Renascimento até o século XX, era visto como o “rosto feminino ideal” e, hoje, pode ser usado como parâmetro em correções feitas com cirurgia plástica, por exemplo. O rosto oval traz características diversas.

Franja reta
Ainda, combina com todos os tipo de rosto, mas é importante pontuar que essa franja “cobre toda a testa, ou seja, evidencia mais os outros pontos do rosto, como os olhos, e isso passa um ar mais sensível, emotivo, bem mais que intelectual”, explica a visagista Luísa.

Qual tipo de franja combina com rosto fino? O tipo de franja que mais combina com rosto fino é a franja reta, cortada na altura da sobrancelha. Se você tiver o rosto fino e comprido pode investir na franja lateral também.

É possível descobrir o formato do rosto ao analisá-lo no espelho com uma fita métrica e seguindo algumas instruções como: Medir desde o topo da linha do cabelo até à parte mais baixa do queixo para descobrir o comprimento da face. Determinando a forma da mandíbula. Comparando o comprimento e a largura do rosto.

Também conhecidas como soft bangs, as franjas mais leves e desfiadas são ideais para rejuvenescer o visual. O corte é feito em camadas, com caimento para as laterais, e o cabelo é usado dividido ao meio.

A franja tem relação com o intelecto, emoções e intuição, entenda o que um corte com franja pode influenciar no seu comportamento, além de compor o seu visual. O tema é profundo e bastante personalizado, pois cada ser humano possui características próprias, traços únicos, desejos e necessidades particulares.

As blunt bangs são aquelas franjas bem retas e simétricas e também estão no topo das mais pedidas do primeiro semestre de 2022. Derivada do corte conhecido como blunt cut, esse estilo de franja é conhecido por ser mais curto e o corte pode ir até o meio da testa ou um pouco acima das sobrancelhas.

É claroooo que sim! Não poderia estar mais errada a pessoa que disse que rosto redondo e franja não combinam. Basta apostar no modelo certo para disfarçar o formato arredondado, criando um efeito mais harmônico. Confira abaixo algumas dicas de franjas e cortes que comprovam que estamos falando apenas verdades!

Rosto oval: a medida do comprimento é maior do que a largura. É um pouco mais alongado do que os outros formatos. Rosto coração: a testa é larga e as linhas da lateral do rosto são retas, afinando até o queixo. Este perfil também é associado ao formato triângulo invertido.

Para quem que manter o comprimento dos fios como está, a dica é começar apostando na franja para disfarçar o nariz grande. Isso porque o tipo certo vai deixar o rosto fino e ajudar a equilibrar o visual. “A franja ajuda a harmonizar o rosto e disfarça com facilidade o nariz grande.

Franjas sempre para rejuvenescer
É possível, sim, usá-las quando adulta sem ganhar um corte infantil, apenas mais jovem. Franjas retas e cheias na altura das sobrancelhas são perfeitas para quem tem cabelos mais grossos. Quem tem cabelos finos pode apostar nas franjas laterais repicadas para ganhar mais volume.