Qual parte do corpo que sente o amor?

Perguntado por: anascimento3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

hipotálamo

O hipotálamo produz ainda a oxitocina e a vasopressina, responsáveis por sentimentos de empatia e compromisso. Esta é, aliás, a hormona responsável por quase toda a ligação social e formação de laços entre os mamíferos.

É de conhecimento geral que o coração simboliza o amor. Mas, o que nem todos sabem é que esse sentimento é na verdade gerado pelo cérebro – sim, o coração acelerado, borboletas no estômago, a boca seca, rosto corado e suor nas mãos são causados por hormônios e neurotransmissores que circulam por todo corpo.

As estruturas cerebrais envolvidas na paixão são a Amígdala e o Córtex pré-frontal. A amígdala é responsável pelos nossos sentimentos primitivos, como medo, raiva, euforia, tristeza.

Apaixonar-se pela primeira vez traz uma explosão de hormônios. Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

De acordo com estudos da neurociência, o amor se assemelha a um vício, uma vez que faz com que sejam liberadas substâncias químicas ao reconhecerem uma suposta recompensa – entre elas, a dopamina, ocitocina, adrenalina – em nosso corpo, trazendo sensações como ansiedade, prazer, euforia, conforto, apego.

Essa produção fora do comum explica a sensação causada de ter o corpo e a mente fora de controle. Diz-se que "rolou uma química" quando as duas pessoas são afetadas por esta produção hormonal, os chamados feromônios, hormônios que, nos animais, se destina a estimular a escolha de um parceiro e o acasalamento.

O contato físico em forma de abraços, massagens, cafunés e carinhos estimulam a produção do hormônio. O sexo também. Outra maneira de aumentar a ocitocina é ter relações profundas de amizade, onde existam confiança e amor.

Hoje sabemos que o cérebro é a base, domínio e comando de todo o comportamento humano, ele gerencia todas as emoções, pensamentos, sentimentos e ações.

Amor é a experiência de se sentir conectado ou ligado a outra pessoa. Essa conexão inclui proximidade emocional ou intimidade. A luxúria, por outro lado, não vem com esse tipo de apego: é um sentimento impulsionado, principalmente, pelo desejo físico e está enraizado no momento.

A paixão desencadeia atividade aumentada nas áreas subcorticais que estão associadas à euforia, recompensa e motivação. São elas a área tegmentar ventral, núcleo caudado e putâmen, todos ricos em neurônios dopaminérgicos”, detalhou.

O seu parceiro/sua parceira te admira
Você acha o seu parceiro(a) uma pessoa impressionante, que te inspira a ser cada vez melhor. De fato, o amor nos torna melhores e capazes de realizar tudo aquilo que desejamos. Além disso, você sabe que o seu amor te admira e acredita nas coisas que faz e diz.

Simplesmente aceite os agrados e sinta a emoção que virá juntamente com isso. Aproveite para reparar mais na vida e nas pessoas. Adote também o hábito de elogiar o que lhe agrada, colaborando para o despertar da autoestima dos outros e fazendo com que as pessoas enxerguem o que elas realmente têm de bom.

Será que é amor? 7 sinais que você está apaixonado!

  1. Você quer estar perto. ...
  2. Você quer que seus amigos e seus pais gostem dela também. ...
  3. Você sente falta dela. ...
  4. As opiniões dela são importantes para você ...
  5. Você pensa nela o tempo inteiro. ...
  6. Você quer ser uma pessoa melhor. ...
  7. Tudo é melhor com ela!

Eles se elevam e, por isso, há a euforia, ansiedade e insegurança durante a paixão. O coração bate com mais força e intensidade, você sente menos sono e até mesmo o sistema digestório se altera. Os níveis de serotonina, por sua vez, caem em até 40% .

A atracção pelo outro é sobretudo química. O aspecto físico e o cheiro podem desencadear uma reacção imediata que nos faz apaixonar por alguém.