Qual palavra substitui formal?

Perguntado por: etrindade4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 15 votos

2 cerimonioso, respeitoso, cortês, grave, sério, solene. Que é oficial: 3 convencional, institucional, oficial, protocolar.

Significado de Formal
adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal.

1 é capaz, consegue, controla, sabe, tem potencial, logra.

Conforme a lei: 1 jurídico, regular, sancionado, legítimo, lícito, assegurado, definido, regulado, estabelecido, conforme, autorizado, permitido.

1 sempre, invariavelmente, em todo o caso, de qualquer modo, de qualquer maneira, de qualquer jeito, em todas as situações.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

Características da linguagem formal
Preocupação rigorosa com as normas gramaticais; – Utilização de vocabulário rico e diversificado; – Pronúncia clara e correta das palavras. Situações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas.

1 descontraído, relaxado, despojado, familiar, íntimo, esportivo, esporte, desportivo, simples, natural, coloquial. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que não aparece com uma forma definida: 2 inexplícito, subentendido, abstrato.

Algo está em linguagem formal quando não tem traços de oralidade, ou seja, não se parece em nada com uma conversa que teríamos normalmente. O ideal é que se evitem vícios de linguagem e erros de concordância, por exemplo, que normalmente cometemos fora da norma-padrão de nossa língua.

3 suprir, compensar, remediar, preencher, prover, corrigir, atenuar, anular, neutralizar.

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

O mesmo que: existiria, aconteceria, viveria, faria, relacionaria, significaria, estaria, consistiria, pertenceria.