Qual o tipo sanguíneo mais raro?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Sangue dourado

Sangue dourado: saiba tudo sobre o tipo sanguíneo mais raro do mundo. Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo. No Brasil, há conhecimento de pelo menos dois casos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-. O sangue tipo O+ e o tipo A+ são os mais comuns tanto na população brasileira, como na maioria dos países.

AB

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo.

No Brasil, O+ e (com 36% da população) e A+ (34%) predominam. Na Ásia o tipo O é o primeiro mais popular, seguindo do B, que também é relativamente comum. Na China, quase 20% da população tem sangue tipo B, que também é muito comum na Índia e em outros países da Ásia Central.

E sim, como você diz em sua pergunta, Rh- é mais raro que Rh +, e isso se deve a uma questão genética. Certamente você sabe que existem genes recessivos e genes dominantes. O gene que determina Rh+ é dominante e o gene que determina o Rh- é recessivo.

Já o sangue dourado ocorre quando as hemácias não contam com nenhum tipo de antígeno RhD, o que o torna, ao mesmo tempo, muito especial e perigoso para quem o possui.

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Os tipos sanguíneos mais críticos são o O+, O- e A- (veja a tabela abaixo). O único tipo sanguíneo com estoque seguro é o B+.

O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue? O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.

Se é AB, tem antígenos A e B em seus glóbulos vermelhos. Já quem é O não tem nem A nem B e é considerado o doador universal. Por isso é tão importante que esses voluntários mantenham suas doações com regularidade”, explica Denise.

Características do tipo sanguíneo O
Além disso, o tipo O+ é compatível para doação com o subgrupo Rh positivo, o que inclui O+, A+, B+ e AB+. Já o O- só recebe doações de O-, porém, em situações emergenciais, é possível substituir pelo tipo O+.

O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo de sanguíneo.