Qual o tipo sanguíneo do Faustão?

Perguntado por: earagao7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 16 votos

sangue B

Somente cerca de 10% da população no Brasil tem sangue B, o mesmo do apresentador. Os pacientes com sangue B acabam transplantando mais rápido porque o sangue é mais raro. Dos sangues O e A, eu tenho 100 pacientes na lista para cada.

O "sangue dourado" é tão incomum porque ele não possui nenhum dos 61 antígenos Rh — pessoas com fator Rh− não tem apenas o antígeno Rh(D). Pessoas com o "sangue dourado" têm mutações nos genes responsáveis por construir essas proteínas, apresentando ausência de todas elas.

O órgão que salvou a vida do apresentador pertencia ao jogador de futebol de várzea Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos, segundo o jornal O Globo. O homem morreu no dia 28 de agosto, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), enquanto trabalhava como pedreiro em um apartamento em Santos, no litoral de São Paulo.

Internado desde 5 de agosto com um quadro de insuficiência cardíaca, o apresentador de TV Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, recebeu um coração novo no domingo (27. ago. 2023) depois de passar 20 dias na fila do transplante. A doença limita a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear para o corpo.

Pelo hemograma é possível saber a tipagem sanguínea, de acordo com as estruturas presentes nos glóbulos vermelhos.

Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-. O sangue tipo O+ e o tipo A+ são os mais comuns tanto na população brasileira, como na maioria dos países.

O tipo O positivo é o sangue mais utilizado no Brasil.

Filho de Faustão, João Guilherme festeja bariátrica após perder quase 80kg: 'A melhor decisão da minha vida' Filho do meio de Faustão, João Guilherme Silva, de 18 anos, falou da cirurgia bariátrica que fez em maio de 2020 e revelou quantos quilos perdeu de lá pra cá.

Na Band desde junho de 2021, Leonor Corrêa, irmã de Faustão, foi demitida nesta quinta-feira (16). Desde abril do ano passado, Leonor era responsável por cuidar do acervo da empresa e por tentar movimentar um núcleo de documentários, séries e dramaturgia. Ela deixa a emissora sem nenhum projeto em produção.

Faustão está em cuidados intensivos, fazendo diálise e tomando medicamentos para auxiliar o coração. Ele foi internado no dia 5 de agosto para tratar uma insuficiência cardíaca, condição monitorada desde 2020.

Faustão estava na fila única de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Estimativas apontavam que ele poderia ter de esperar de 12 a 18 meses por um coração. Devido a seu estado de saúde, o apresentador teve prioridade na fila.

“O paciente Fausto Silva apresenta boa recuperação após a realização de transplante de coração no dia 27 de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein. Permanece com função cardíaca normal e sem evidências de rejeição do órgão.

Diabetes x Doenças Cardiovasculares
O quadro resulta em doença arterial coronariana, que pode provocar infarto e má funcionamento do músculo cardíaco.

O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue? O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.