Qual o significado espiritual do cabelo?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quase comparável a um sexto sentido; muitos acreditam que ele pode ajudar a detectar quando outras pessoas estão mentindo, ou até permitir que preveja as coisas antes que elas aconteçam!

Nos sonhos espirituais, o cabelo muitas vezes simboliza a energia vital e a força espiritual de uma pessoa. O cabelo representa a conexão da pessoa com a sua essência interior e também pode representar a sua intuição e sabedoria espiritual.

Você sabia que o cabelo também pode conduzir energia? E não apenas energia estática, uma das responsáveis pelo frizz, mas uma energia responsável pela vitalidade do corpo. A natureza é sábia colocou todos os pelos do nosso corpo por razões específicas.

Além de representar força, beleza, feminilidade e liberdade, o cabelo evidencia sua identidade, seu estilo, seu humor, e é símbolo do empoderamento feminino.

Os hebreus consideravam o cabelo uma parte importante da beleza pessoal dos jovens e velnos (Ct 5.11; Pv 16.31). O sexo se distinguia pelo cabelo longo das mulheres (Lc 7.38; Jo 11.2; 12.3; 1 Co 11.6) e o freqüente côrte, até um comprimento moderado, dos cabelos dos homens.

Nos deuses e heróis da Antiguidade, o cabelo também era símbolo de força e de poder, e por isso era longo e espesso, como o cabelo de Shiva.

Uma das primeiras representações da importância do cabelo pode ser vista na Grécia Antiga, na qual fieis ofertavam os cabelos aos deuses em troca de promessas. Naquela época, os cabelos eram considerados símbolos dos ideais de beleza e também de perfeição corporal.

O liso e curto é visual mais prático para o dia-a-dia. Cabelos longos e retos – Enquanto os longos e ondulados transmitem feminilidade de sensualidade, os lisos e retos combinam a feminilidade à pureza. “O liso reflete a preferência pelo básico, deixa um ar mais comportado à produção”.

Quando estamos ansiosas e nos excedemos emocionalmente, o sistema nervoso envia sinais químicos que são liberados na raiz do cabelo, o que faz com que haja uma pausa no crescimento. Em seguida, é liberado pelo corpo o cortisol, hormônio do estresse, que também diminui o ciclo natural dos fios.

pode ser reflexo de ansiedade, mas terá que consultar um especialista para entender melhor a natureza dessa vontade: se é apenas com cabelos ou se há outras "necessidades" que te perturba. Também pode ser uma ansiedade típica de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Os cabelos longos estão relacionados à força e ao poder.

Por que os cabelos ficam elétricos? A primeira causa para isso é o frio. Isso também pode acontecer em consequência de lavar a cabeça muito frequentemente ou usar xampu em abundância. Por fim, há cabelos elétricos por natureza, principalmente quando os fios são muito finos.

Simbologia contemporânea
Atualmente os cabelos longos não representam necessariamente essa força de antes, é possível identificar algumas pessoas que mesmo com os fios curtos, têm um toque imponente, de força e vitalidade.

Para começar, cabelo vem do Latim capillus, “cabelo” mesmo, que deve se relacionar a caput, “cabeça”, que é onde costuma estar o dito cujo. Existe uma coisa chamada capilé, que pode ser um suco de avenca ou, mais genericamente, um refresco de frutas, ou mesmo um tipo de bebida alcoólica.

O que indica que o próprio Jesus não tivesse tido madeixas longas, como costuma ser retratado. "Para o mundo romano, a aparência aceitável para um homem eram barbas feitas e cabelos curtos. Um filósofo da antiguidade provavelmente tinha cabelo curto e, talvez, deixasse a barba por fazer", afirma a historiadora Joan E.