Qual o setor mais importante da economia brasileira?

Perguntado por: aesteves5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Setor Terciário

Setor Terciário: Este setor é o mais representativo da economia brasileira em termos de participação no PIB. Ele engloba os serviços, como comércio, transporte, educação, saúde, finanças, turismo, entre outros.

O setor terciário é o principal da economia brasileira. Os dados oficiais do Ministério da Economia do Brasil indicam que cerca de 70% do produto interno brasileiro são gerados pelas atividades do terceiro setor.

No Brasil, o terciário representa quase três quartos da economia. Excetuando-se a administração pública, educação, defesa e saúde, o IBGE mostra que esse segmento responde por 55,61% da composição do PIB nacional. A prevalência desse setor caracteriza o que se convencionou chamar de terciarização da economia.

O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos quatro setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário, setor terciário e setor quaternário.

Os maiores setores industriais do Brasil são a indústria automobilística, agropecuária, química, siderurgia, metalurgia, mineração e petroquímica. Neste artigo vamos conhecer os principais setores industriais do Brasil e entender um pouco sobre a importância de cada um para a economia nacional.

O setor primário é o responsável pela extração de recursos provenientes da natureza. É o setor que explora o meio ambiente para produzir itens para o consumo ou que serão vendidos. Extração de petróleo, agricultura, extrativismo vegetal e animal, pesca e pecuária são as atividades de destaque do setor primário.

Em número de espécies de animais, o Brasil também se destaca, o que o classifica como o território de maior biodiversidade do planeta. Quanto aos aspectos econômicos do Brasil, destaca-se o fato de o país possuir um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do mundo, com US$ 2,2 trilhões.

O Brasil é enormemente dependente do capital estrangeiro que tem grande participação na economia brasileira, seja nos setores industrial, de comércio, de serviços e financeiro.

O primeiro setor conhecido também como Estado ou setor público. O mesmo é composto por Instituições públicas e os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Setores da Economia

  • Setor Primário: extração de matérias-primas.
  • Setor Secundário: indústria.
  • Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

As características dos setores da economia: primário, secundário e terciário. Para entendermos melhor as atividades humanas de produção e consumo das mercadorias, dividimos a economia em três principais setores: o primário, o secundário e o terciário.

O setor terciário reúne todas as atividades formais e informais associadas ao comércio e à prestação de serviços, como segurança, limpeza, finanças, turismo, educação e outros. É uma das áreas mais importantes da economia, por compreender ofícios essenciais à sociedade e, ainda, por alocar grande parte da mão de obra.

Os comércios que dão mais lucros são aqueles voltados para alimentação, saúde, beleza, moda, além das franquias. Qual o melhor ramo para empreender em 2023? Os ramos mais lucrativos para 2023 são nas áreas de alimentação em geral, estética, moda, franquias, produtos digitais e mercado pet.

Compartilhe: Diferente do que muitas pessoas pensam, o desenvolvimento econômico do Brasil tem sido impulsionado nos últimos tempos não mais pela atividade industrial, mas principalmente pelo setor de serviços.

Setor secundário é uma parte da economia que contempla as atividades industriais. Nesse setor estão inseridas ainda a construção civil e o fornecimento de serviços industriais. A principal característica do setor secundário é a transformação da matéria-prima em produto acabado.