Quais são os principais agentes econômicos?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Os principais agentes económicos são as famílias, as empresas, as instituições financeiras, o Estado e o resto do mundo. As relações entre os agentes económicos geram fluxos financeiros, que vão determinar: O nível de produção do país, medido pelo Produto Interna Bruto (PIB); O crescimento económico do país.

Os 3 principais agentes citados pela teoria econômica, são:

  • Famílias;
  • Firmas;
  • Governo.

Um agente económico é toda a entidade com autonomia, capaz de realizar operações económicas e de deter valor económico. O agente económico pode ser uma família, uma empresa, uma instituição financeira ou até uma administração pública, tendo cada tipo de agente uma ou mais funções diferentes dos restantes agentes.

O terceiro agente é o Estado. Na prática, quer dizer que o Estado atua como um agente regulador da Economia e comprador de bens de consumo. Nessa direção, podemos compreender que ele atua na proteção da relação entre as empresas privadas e consumidores em geral.

A inflação amplia os problemas de distribuição de renda no país e contribui diretamente para a queda do PIB. Desemprego: Este fator, atrelado a questões como alimentação, educação, saúde, saneamento, habitação e transporte, é uma das principais consequências das crises econômicas.

Quais são os principais agentes econômicos? Em resumo, são cinco principais agentes econômicos: famílias, empresas, mercado, Estado e o resto do mundo.

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

No gráfico do fluxo circular de renda, os dois pontos centrais ao redor dos quais a economia se move são o mercado de bens e serviços, que corresponde às empresas que vendem e famílias que compram; e o mercado de fatores de produção, que equivale a famílias que vendem e empresas que compram.

QUESTÃO 01: QUEM SÃO OS 04 AGENTES MACROECONÔMICOS EM UMA ECONOMIA ABERTA E COM GOVERNO? São as famílias (consumidores), empresas, governo e o setor externo.

Classicamente, a teoria económica considera três fatores de produção: o capital (usualmente representado por K), o trabalho (L) e os recursos naturais ou terra (T). Modernamente, somaram-se-lhes outros, como a tecnologia, o conhecimento e a organização empresarial.

O Estado pode atuar como um agente econômico relevante, desempenhando um papel importante tanto na sua intervenção direta na economia, através de investimentos públicos e empresas estatais, quanto intervindo indiretamente, através de políticas fiscais, monetárias e industriais, ajudando a melhorar a alocação dos ...

O poder público pode atuar desde a regulamentação do mercado, por meio de leis, para evitar abusos nas relações entre trabalhadores(as) e empregadores(as) até o incentivo direto a instalação de novos negócios no país e a disponibilização de crédito para microempreendedores.

Termo bastante amplo, o sistema econômico é composto por pessoas e instituições, e abrange o conjunto de atividades desenvolvidas pela sociedade para ordenar a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços com o objetivo de atender às necessidades humanas.

O principal motor da economia brasileira é a exportação de produtos, principalmente aqueles ligados ao setor de agricultura, pecuária e mineração. O Brasil é o terceiro maior produtor de carne bovina, é líder na exportação de açúcar e etanol e é um produtor mundial café, açúcar e laranja.

A economia no Brasil é fundamentada no setor agrícola, sendo um dos maiores exportadores de soja, carne de frango e o suco de laranja. Além de ser o líder no ranking mundial de cultivo de cana-de-açúcar.