Qual o rio que corre ao contrário no Brasil?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

rio Amazonas

O rio Amazonas corre de Oriente para Ocidente, ao contrário de todos os outros rios. Um cientista brasileiro avançou com uma explicação. O maior rio do mundo, ao longo do percurso de quase sete mil quilómetros que percorre, recebe vários nomes.

Você já ouviu falar do rio que metade do dia corre “para cima” e a outra metade, “para baixo”? Nessa aventura de pesca a equipe do TG conhece o rio Guaraguaçu, no Paraná, um curso d'água que possui 60 km de extensão e que se mistura com a água salgada do mar.

Existência do 'Rio Hamza' foi descoberta pela professora Elizabeth Pimentel, durante sua pesquisa de doutorado, em 2011. Ele corre entre dois e quatro mil metros abaixo da superfície. O Rio Amazonas é uma das principais belezas naturais da região.

Peru

O Rio Hamza nasce no Peru, na Cordilheira dos Andes, mesma região que o Rio Amazonas. “Essa linha de água permanece subterrânea desde sua nascente, só que não tão distante da superfície. Tanto que temos relatos de povoados daquele país, instalados na região de Cuzco, que utilizam este rio para agricultura.

O “rioHamza é um fluxo de água que está a cerca de 4.000 metros de profundidade, abaixo do rio Amazonas e foi descoberto por um grupo de cientistas brasileiros há alguns anos atrás.

Rios perenes – são aqueles que correm o ano inteiro, ou seja, não apresentam interrupção no fluxo de suas águas sobre nenhum período, seja ele de seca, seja de cheia. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua que faz com que o nível de suas águas nunca fique abaixo da superfície terrestre.

Okavango

Conhecido como o rio que nunca encontra o mar, o Okavango desaparece no deserto de Kalahari em 15.000 quilômetros quadrados numa confusão de lagos, canais e ilhas a noroeste de Botsuana.

Rio Amazonas

Rio Amazonas banha três países em seu percurso da cordilheira dos Andes até sua foz, na ilha de Marajó. Forma, junto de seus afluentes, a maior bacia hidrográfica do mundo. O Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do mundo.

Além das riquezas naturais já conhecidas, a região amazônica conta com um tesouro subterrâneo. Trata-se do SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia. O maior de que se tem conhecimento no planeta. São mais de 162 mil quilômetros cúbicos de água.

Rio Hamza

Rio Hamza: o rio com mais de 6 mil km de extensão que corre abaixo do Rio Amazonas.