Qual o mês mais chuvoso Rio Grande do Sul?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Na frente estão:

  • 1º — junho de 1916 (854 milímetros)
  • 2º — outubro de 1997 (550 milímetros)
  • 3º — setembro de 1928 (517 milímetros)
  • 4º — setembro de 2023 (498,4 milímetros)

fevereiro

O mês mais chuvoso em Rio Grande é fevereiro, com média de 113 milímetros de precipitação de chuva. O mês menos chuvoso em Rio Grande é dezembro, com média de 77 milímetros de precipitação de chuva.

Em geral os meses mais húmidos são os de inverno entre Julho de Setembro.

No verão, que é definido pelos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, as temperaturas são elevadas e ficam média entre 20ºC e 30°C. Se pretende pegar uma praia, essa é a época ideal para ir!

Chuvoso durante o dia e à noite. Não há probabilid. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

No caso do verão de 2023, a Metade Norte do Rio Grande do Sul e áreas mais próximas da costa devem ter mais chuva, apesar de irregular, que o Sul, o Centro, a Campanha e o Oeste que terão um risco de estiagem maior. Portanto, nas praias, o Litoral Norte terá mais chuva que os balneários do Litoral Sul.

O inverno começa nesta quarta-feira (21/9), às 11h58min. Nos próximos meses, a efetivação do fenômeno El Niño favorecerá a ocorrência de precipitações regulares no Rio Grande do Sul.

Chove ao longo do ano inteiro em São Paulo. O mês mais chuvoso em São Paulo é janeiro, com média de 217 milímetros de precipitação de chuva. O mês menos chuvoso em São Paulo é agosto, com média de 41 milímetros de precipitação de chuva.

As chuvas começam a partir da segunda quinzena de dezembro, e janeiro é o mês mais chuvoso, enquanto fevereiro é o mais quente. Março é a transição para o outono, porém, ainda chove e o protetor solar é indispensável.

A explicação para a falta de chuva é o fenômeno La Niña, que é o resfriamento da água no Oceano Pacífico. O efeito desse fenômeno no Rio Grande do Sul é o aumento das temperaturas e a redução da chuva, principalmente no verão.

Setembro e outubro costumam ser meses mais quentes, então existe a possibilidade de batermos recordes de calor durante a primavera, por conta do El Niño, que vai perdurar ainda.