Qual é a cidade mais quente do Estado do Rio Grande do Sul?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

No dia considerado o mais quente da história (17,08ºC em 4 de julho), Torres, no Litoral Norte, foi o município com a média diária mais alta no RS: 18,2°C.

Duas cidades goianas também aparecem no ranking de menores umidades do ar no país. Uma cidade de Goiás ocupou um lugar no ranking de cidades mais quentes do Brasil em um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É Itumbiara, no sul goiano.

As cidades mais quentes:
Alegrete (RS): 40,9°C. Uruguaiana (RS): 40,7°C.

Mesmo durante o verão, na época de Natal, as temperaturas em Gramado são mais baixas do que no resto do país (e mais baixas, eu quero dizer, acima de 20 e abaixo de 30º C). Durante o inverno, Gramado é o local mais quente (figurativamente quente, é claro) do país.

Veja abaixo: Guará (SP): 39ºC. Guatapará (SP): 39ºC.

Além de Porto Murtinho, Água Clara, Coxim, Três Lagoas e Paranaíba são cidades de Mato Grosso do Sul que aparecem no TOP 7 das cidades mais quentes do país.

  • 5 cidades com ótima qualidade de vida para morar no Rio Grande do Sul. Conhecido por seus fortes laços com a cultura alemã, paisagens de encher os olhos e cidades com IDH acima da média, não é à toa que morar no Rio Grande do Sul é um sonho para muita gente. ...
  • Porto Alegre. ...
  • Lajeado. ...
  • Estrela. ...
  • Teutônia. ...
  • Taquari.

São José dos Ausentes – RS
O inverno começou gelado em São José dos Ausentes, no interior do Rio Grande do Sul. Famosa pelas baixas temperaturas, pelo acolhimento caloroso e pela bela paisagem da região conhecida como Campos de Cima da Serra, a cidade já registrou neve em 2022 e isso deve se repetir.

No Rio Grande do Sul , São José dos Ausentes também se apresenta como uma das cidades mais frias do Brasil. No município, está o Monte Negro: o pico mais alto do estado do Rio Grande do Sul, a 1410 m de altitude. Já imaginou o frio da cidade por aí?

A máxima de hoje de 42,9ºC em Uruguaiana passa a ser o novo recorde oficial absoluto de temperatura máxima no Rio Grande do Sul, superando os recordes anteriores de 42,6ºC em Alegrete em 19/1/1917 e em Jaguarão em 1º de janeiro de 1943.

A massa de ar Tropical Continental, que aumenta as temperaturas, tem característica seca . A massa de ar Polar Atlântica, que se forma no oceano e é, portanto, úmida, atinge com força o estado durante o inverno, o inverno é inclusive, a época com maiores índices pluviométricos registrados.

Qual o clima da região Sul? Segundo a climatologia, a região Sul é a área que atinge as menores temperaturas do território brasileiro. Esse aspecto se explica, principalmente, porque trata-se da parte mais afastada da linha do Equador, que concentra as temperaturas mais altas.

Do frio ao calor - e vice-versa
— A gente está em uma região de latitude média, de transição de massas de ar, é muito fácil ter toda hora um regresso de uma massa de ar quente, do Norte para o Rio Grande do Sul, por exemplo, e é muito fácil chegar uma massa de ar frio vinda da Argentina e do Uruguai.

Às 7h45m de 11 de julho de 1918, Porto Alegre registraria seu recorde de frio, com mínima de 4 graus negativos, marca jamais batida nos cem anos seguintes e jamais observada nos escassos e descontinuados dados do século XIX.

Além de Floriano, as cidades mais quentes do Brasil, em média de temperatura máxima, são: Bacabal (MA) com 34,5ºC; Sobral (CE) com 34,4ºC; Vale do Gurgueia (PI) com 34,3ºC, Piripiri (PI) com 34,3ºC e São João do Piauí (PI) com 34,2ºC.

Confira o ranking com as cidades mais quentes do Brasil

  • 7 - Jaguaribe (CE) Jaguaribe é uma das cidades mais quentes do Brasil - Reprodução/Prefeitura de Jaguaribe. ...
  • 6 - Conceição da Barra (ES) ...
  • 5 - Rondonópolis (MT) ...
  • 4 - Piripiri (PI) ...
  • 3 - Marechal Cândido Rondon (PR) ...
  • 2 - Natal (RN) ...
  • 1 - Corumbá (MS)