Qual o melhor vinagre para tirar mofo da roupa?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Deixar a peça de molho é fundamental, principalmente se o fungo tiver dominado uma área grande da roupa. Nesse caso, use uma xícara e meia de vinagre branco a cada dois litros de água. A peça deve ficar imersa por até 20 minutos. Depois, enxágue, lave e deixe secar normalmente.

O vinagre de álcool branco é versátil, muito utilizado tanto na culinária, quanto na limpeza de casa. Para remover o mofo das roupas com esse produto, basta deixá-las de molho em um balde com água e vinagre durante 20 minutos. Enxágue e lave como de costume.

Vinagre de álcool é o mais recomendado para tirar mofo.

Bicarbonato de sódio
Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água.

Como tirar mofo de roupa preta
Se a cor da sua roupa é preta, o melhor método é passar um pano com vinagre e esfregar na mancha de bolor, até que saia totalmente. Caso o mofo esteja muito resistente, deixe de molho em um balde com água e vinagre – por no máximo 20 minutos. Depois disso, é só enxaguar e lavar!

Você pode misturar 200 ml de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. A mistura vai efervescer devido à reação do bicarbonato de sódio com o vinagre, depois é só passar com um pano e secar bem o local.

Para remover encardido, as alternativas são usar vinagre ou limão na remoção desse tipo de mancha das roupas coloridas. Caso, queira usar o vinagre para remover manchas amarelas, basta misturá-lo com água, aplicar na peça de roupa deixando agir por 30 minutos e depois lavá-las normalmente.

Em um borrifador, misture 240 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (com cuidado, pois a solução borbulha). Aplique sobre a parede, deixe agir por 10 minutos e retire com um pano seco. Repita o processo se necessário.

O vinagre de álcool, ou vinagre branco, também é bastante conhecido, ainda mais no Brasil, já que é um dos mais produzidos no país. Ele é obtido a partir da cana-de-açúcar, junto de álcool etílico potável. Apesar da presença do álcool, o sabor é neutro, por isso, é indicado para conservas, molhos e até carnes.

A medida é 240 ml de vinagre para cada colher de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem e aplique a solução na parede mofada com o auxílio de um borrifador; Deixe agir por 10 minutos; Esfregue bem com uma escova e depois passe um pano úmido para remover a sujeira e, em seguida, um pano seco.

Solução de vinagre branco e água
Em um balde, dilua 1 xícara e ½ do produto em 2 litros de água. Deixe a roupa de molho na solução por aproximadamente 1 hora. Depois, é só enxaguar e lavar como de costume. Colocar um pouco de bicarbonato na solução potencializa os resultados!

Vinagre e bicarbonato de sódio
Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito. Aguarde até baixar e depois passe o líquido para um borrifador. Aplique nas áreas afetadas e deixe agir por cerca de 10 minutos. Seque com um pano limpo.

Confira alguns sintomas de doenças causadas pelo mofo:

  • Cansaço repentino;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Falta de ar;
  • Falta de atenção e perda de memória;
  • Problemas visuais;
  • Tosse crônica.

Como tirar mofo de roupa colorida com vinagre e bicarbonato de sódio

  1. Em um balde, misture 1 xícara de vinagre de álcool, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 2 litros de água.
  2. Mergulhe a peça na mistura e deixe de molho por uma hora.
  3. Retire, esfregue a área manchada e lave a peça normalmente.

Misture 300 gramas de açúcar, 300 ml de água sanitária e deixe de molho em 300 ml de água por 30 minutos. Depois, lave a peça e espere secar para ver o resultado. Vale destacar que o uso de um sabão de qualidade nesse processo potencializa a remoção do bolor.

O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.