Qual o formato da verruga do HPV?
Alguns tipos de HPV podem causar verrugas genitais com formato de couve-flor ou em torno dos genitais e ânus tanto em homens quanto em mulheres.
Como saber se minha verruga é de HPV
Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.
Como é a verruga de quem tem HPV
Na maioria dos casos, a infecção pelo HPV é assintomática e regride espontaneamente. Quando se manifesta, o faz sob a forma de verrugas úmidas, macias, rosadas ou acinzentadas e com superfície irregular e áspera.
Como é a textura da verruga do HPV
Verruga vulgar
Responsável por 70% dos casos, se manifesta por pápula (carocinho) de superfície áspera (rugosa), dura, e com pontos enegrecidos, consequente à trombose de pequenos vasos sanguíneos.
O que pode ser confundido com verruga de HPV
Outra lesão que pode ser confundida com uma verruga na virilha é a papilomatose vestibular. Ela é uma alteração benigna que ocorre na vulva e é caracterizada pelo aparecimento de pequenos tumores que são da cor da pele, mas mais brilhantes.
Como identificar se é verruga
A lesão que se parece com uma couve-flor, com superfície espessada, aspecto verrugoso, irregular e áspera é uma verruga. Normalmente, ao olhar com uma lente de aumento é possível ver alguns pontos pretos no seu interior. No comparativo, a verruga é como uma semente germinando.
Quais os primeiros sinais de HPV
Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas. Além disso, se você tiver essa infecção, o pênis, vagina, ânus, vulva, colo do útero podem ficar irritados e coçando, e podem aparecer lesões nos genitais, assim como na garganta e na boca.
Quanto tempo demora para sair as verrugas do HPV
As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).
Quando devo me preocupar com uma verruga
Quando as verrugas podem ser um sinal de alerta
Embora quase sempre as verrugas sejam lesões benignas que não causam maiores problemas à saúde, em alguns casos elas são sinais de atenção. É o caso das verrugas anogenitais. Essas lesões podem dar origem a tumores malignos como câncer de colo de útero e pênis.
Quem tem HPV sente alguma dor
Os sintomas do HPV feminino podem variar de pessoa para pessoa, porém dor não é sintoma.
Qual a diferença entre papiloma e verruga
As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.
É possível desenvolver HPV sozinho
A transmissão do HPV (papilomavírus humano) pode ocorrer mesmo em indivíduos que nunca tiveram relação sexual com penetração. Principal causa do câncer do colo uterino, o vírus atinge 11,6% de jovens virgens, segundo estudo publicado no “Archives of Pediatric & Adolescent Medicine”.
É possível ter verrugas e não ser HPV
Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.
Qual verruga é normal
As verrugas podem ocorrer em qualquer região do corpo. Conforme sua localização e formato, são classificadas em: Verrugas vulgares: é o tipo mais comum. Em geral, as lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas podem guardar alguma semelhança com o aspecto de uma couve-flor.
Como é o início da verruga
O aspecto da verruga varia de acordo com o local acometido. Costumam se apresentar sem sintomas. Porém, não é anormal que, ocasionalmente, haja sangramento ou dor. Frequentemente são vegetantes (aspecto de couve-flor), ásperas, da cor da pele, mas também podem ser planas, macias e escuras.
Como é uma verruga no começo
O paciente pode apresentar uma só ou múltiplas verrugas em uma mesma área do corpo. No entanto, não é anormal que haja sangramento ou dor. Geralmente, elas se apresentam como bolinhas que aparecem de forma ressaltada na pele, que deixa de ser reta. Podem ter uma forma mais irregular ou ser achatadas na parte de cima.