Como é uma verruga maligna?
Tem cor avermelhada e, algumas vezes, sangra. Pode, ainda, ter a aparência de verrugas. Mais recorrente em homens, esse tipo de câncer é de alta gravidade quando provoca metástase. As regiões mais atingidas também são as mais expostas ao sol, embora a doença possa afetar qualquer parte do corpo.
Qual o tipo de verruga que é câncer
Verrugas filiformes: são lesões finas e alongadas que se projetam para fora da epiderme da face, pescoço, pálpebras e lábios especialmente nas pessoas mais velhas. Verrugas anogenitais ou condilomas acuminados: essas verrugas podem ser precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo do útero e de pênis.
Qual tipo de verruga é perigoso
As verrugas anogenitais são as mais difíceis de serem tratadas, por isso, usa-se uma combinação de tratamentos, e muitas vezes cirurgias para a retirada das mesmas são necessários. Por causa do risco de provocarem câncer, este tipo deve ser tratado com muita atenção.
Qual a diferença entre verruga é câncer
Portanto, a verruga comum de pele é um doença benigna, que não causa câncer e costuma desaparecer espontaneamente com o tempo. A ocorrência de câncer está geralmente relacionada a alguns poucos subtipos do HPV, a infecções genitais e à presença de imunossupressão.
Quando devo me preocupar com uma verruga
Quando as verrugas podem ser um sinal de alerta
Embora quase sempre as verrugas sejam lesões benignas que não causam maiores problemas à saúde, em alguns casos elas são sinais de atenção. É o caso das verrugas anogenitais. Essas lesões podem dar origem a tumores malignos como câncer de colo de útero e pênis.
Como identificar uma verruga benigna
A lesão que se parece com uma couve-flor, com superfície espessada, aspecto verrugoso, irregular e áspera é uma verruga. Normalmente, ao olhar com uma lente de aumento é possível ver alguns pontos pretos no seu interior. No comparativo, a verruga é como uma semente germinando.
Como diferenciar verruga de melanoma
Bordas: As pintas comuns têm bordas uniformes e lineares. No caso de melanoma inicial as margens tendem a ser irregulares. Cor: As pintas costumam ter uma cor só.
Como saber qual tipo de verruga
Verruga vulgar: é o tipo mais comum. Geralmente caracteriza-se por uma pápula irregular, endurecida e áspera. As lesões podem ser única ou agrupadas e são frequentemente encontradas em áreas sujeitas a maior trauma. Verruga filiforme: apresentam-se de forma fina e alongadas, em geral isolada ou pouco numerosas.
Como saber se a verruga é HPV ou não
Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas. Muitas vezes são tão pequenas que não conseguimos enxergar como foi mostrado na foto acima, mas é possível senti-las com os dedos.
O que pode ser confundido com uma verruga
Um exemplo é o nevos, tumores benignos escuros que normalmente são mais planos, mas podem crescer ao longo da vida. Esse tipo de lesão costuma ser chamado de “pinta” popularmente, mas pode ser confundida com uma verruga.
O que parece verruga Mas não é
O que parece verruga mais não é
Dentre elas, estão alguns nevos, acrocórdons, ceratoses seborreias, ceratoses actínias e até mesmo alguns cânceres de pele (carcinomas e melanoma) podem ser erroneamente considerados 'verrugas' pela população leiga”, avisa o Dr. John Veasey.
Como cresce verruga
As verrugas são causadas por um vírus, o papilomavírus humano (HPV). Esse vírus pode entrar na pele do paciente por meio de uma microlesão ou machucado, que pode ou não ser invisível aos olhos. Assim, o vírus se instala nesse ponto e a verruga começa a crescer como a conhecemos.