Qual o estado brasileiro que tem mais homens?

Perguntado por: vnunes . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Amazonas

Amazonas possui a maior população de homens entre os estados brasileiros, aponta IBGE.

Em 2021, só a Região Norte registrou população masculina elevada, com 102,3 homens para 100 mulheres. Já as Regiões Nordeste e Sudeste apresentaram as maiores participações de mulheres na população, com 93,9 e 94,2, respectivamente.

45,8% dos brasileiros estão casados, mostra IBGE; Norte tem maioria de solteiros. A maior parte - 45,8% - da população brasileira está casada, segundo avaliação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira.

Foi um feito um mapeamento para indicar qual a origem dessas pessoas solteiras. Segundo o site, a maioria dos homens que se diz solteiro no cadastro é de Manaus, capital do Amazonas. Em segundo lugar estão os baianos de Salvador.

Segundo a Pew, os países que concentram mais homens são os do Oriente Médio. Em alguns, o número de indivíduos do sexo masculino em relação ao feminino é mais do que o dobro: nos Emirados Árabes, a proporção é de 274 homens para cada 100 mulheres; no Catar, é de 265,5 para cada 100.

Ceará é o Estado

O Ceará é o Estado com a menor proporção de homens no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22). A população masculina é de 47,7%, contra 52,3% de mulheres, conforme o estudo.

Serra da Saudade (MG), que é menor cidade do Brasil com 771 moradores, Araguainha (MT), com 909, e Engenho Velho (RS), com 932 habitantes sã as outras 3 cidades que fazem parte dessa lista.

Catar

No Catar, apenas os homens têm direito de ter mais de uma cônjuge. Sob a sharia, o país tem regras e leis restritivas em relação às mulheres. Lá, as cataris só podem se casar com autorização de um homem da família.

Para as mulheres solteiras, a realidade é um pouco melhor: elas tem 23% ou 15 anos a menos de expectativa de vida comparada às colegas casadas. Para chegar a estes números, pesquisadores da Universidade de Louisville contaram com 90 estudos com 500 milhões de pessoas compiladas em 60 anos.

A estimativa do último IBGE mostra que há 81 milhões de solteiros no país versus 63 milhões de casados.