Como saber qual o seu tipo de pele?

Perguntado por: gmartins . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para descobrir o seu tipo de pele é indicado procurar um dermatologista que, a partir de uma análise, vai indicar os dermocosméticos adequados para cada caso. O autodiagnóstico pode levar o paciente a usar os produtos errados e colaborar para a má qualidade da pele.

Pele normal: ela é, geralmente, mais saudável, pouco brilhosa ou ressecada, e costuma produzir sebo em quantidade adequada. Pele seca: é mais sensível às irritações, coceiras e vermelhidão. Por ter pouca oleosidade natural, ela tem um aspecto mais ressecado, áspero e com pouca luminosidade.

Quais são os tipos de pele e como cuidar de cada uma delas?

  • Normal. A textura da pele normal tem um aspecto saudável e aveludado, pois produz gordura de modo equilibrado. ...
  • Seca. ...
  • Oleosa. ...
  • Mista. ...
  • Pele normal. ...
  • Pele seca. ...
  • Pele oleosa. ...
  • Pele mista.

Com tantos tons de pele, pode ser difícil identificar o seu. Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.

A oleosidade é resultado da produção do sebo em excesso e esse tipo de pele tem como características poros dilatados, brilho excessivo e até mesmo a acne. Confira algumas informações sobre este tipo de pele aqui no Beleza com Saúde e aproveite dicas para combater a oleosidade com os dermocosméticos da ADCOS.

A pele oleosa é aquela que parece estar sempre gordurosa e com uma sensação "grudenta" ao toque. Ela tem os poros bastante evidentes e abertos, deixando as impurezas entrarem com maior facilidade. Isso faz com que este tipo de pele também apresente cravos e espinhas com frequência.

A pele seca é uma pele que possui características muito específicas, como descamação, coceira, aparência sem viço e luminosidade, aspecto esbranquiçado, sensação de repuxamento, ardor, sensibilidade, manchas vermelhas e textura escamosa, podendo, nos casos mais graves, ter até feridas.

Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".

Entendendo a pele – Os tipos e os estados da pele

  • Entendendo os quatro tipos de pele: normal, seca, oleosa e mista.
  • PELE NORMAL.
  • PELE SECA.
  • PELE OLEOSA.
  • PELE MISTA.
  • Avaliação do tipo e do estado da pele.

mista

Sabia que a mista é o tipo de pele mais comum no Brasil? A pele mista tem características bem definidas, como o desequilíbrio na hidratação. Ela é oleosa na Zona T (área compreendida pela testa, nariz e queixo) e ressecada nas demais partes do rosto.

Pele oleosa
É o tipo de pele mais comum entre as brasileiras.

Então, se você não quer ter essa cor, é negar esse poder que você tem!!! Não existe nenhum produto capaz de mudar permanentemente o tom da pele. O que existe no mercado não traz efeito permanente e podem te trazer problemas sérios como câncer no futuro.

Os fototipos vão desde pele “muito clara” (o tipo I) até “muito escura” (o tipo VI). Pegue num papel, afie o lápis e faça o teste para descobrir o seu tipo de pele. De seguida, some a sua pontuação e veja qual é o seu fototipo, bem como algumas recomendações de proteção solar adaptadas à sua pele.

Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.