Qual o conceito de trabalho para Durkheim?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para Durkheim (1977), o trabalho é um fato social presente em todas as sociedades e a divisão social que ele gera é o que possibilita a coesão social, ou seja, ele é responsável pelos indivíduos viverem em sociedade após a ascensão do sistema capitalista.

O trabalho, na concepção de Durkheim, é um fato social presente em todos os tipos de sociedade. Para ele, quanto mais especializado é o trabalho, mais laços de dependência se formam. Assim, quanto mais desenvolvida for a divisão do trabalho, maior será a teia de relações de dependência entre os indivíduos.

Por entender a sociedade através da metáfora de um corpo, Durkheim afirma que a divisão do trabalho mantém a harmonia do sistema. Por fim, Weber aponta a existência de distinções na divisão social do trabalho entre católicos e protestantes. Segundo ele, esses últimos estão mais aliados com o capitalismo.

O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.

Em De la Division du Travail Social, Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade. De acordo com o autor, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.

De acordo com Durkheim, a divisão do trabalho em uma sociedade industrializada diminui o senso crítico dos indivíduos, porém aumenta as relações interpessoais, haja vista que cada um irá desenvolver uma função que dependerá de alguém.

Weber, assim como Marx, via o trabalho de um ponto de vista histórico. Para Weber, cada sociedade se forma e opera a partir de condições históricas específicas e, na sociedade capitalista, o trabalho acabou por se tornar uma atividade fundamental.

Weber destacou que o trabalho se encaixava como uma das ações sociais mais nobres e dignas presentes na sociedade. Segundo o dicionário, dignificar significa dar dignidade, enobrecer.

Para Marx, o trabalho é uma dimensão ineliminável da vida humana, isto é, uma dimensão ontológica fundamental, pois, por meio dele, o homem cria, livre e conscientemente, a realidade, bem como o permite dar um salto da mera existência orgânica à sociabilidade.

A sociedade seria um organismo em adaptação onde se busca encontrar soluções para a vida social. Para Durkheim, as sociedades se organizam sob tipos de solidariedade. Ele classificou as sociedades por solidariedade mecânica e por solidariedade orgânica.

O Sentido do Trabalho na Sociologia
Assim, o trabalho é compreendido como momento decisivo na relação do homem com a natureza, pois ele modifica a sua própria natureza ao atuar sobre a natureza externa quando executa o ato de produção e de reprodução.

Sentido e Significado do Trabalho
A palavra “trabalho” é compreendida como atividade profissional, remunerada ou não, produtiva ou criativa, exercida para determinado fim.

Para Durkheim (1977), o trabalho é um fato social presente em todas as sociedades e a divisão social que ele gera é o que possibilita a coesão social, ou seja, ele é responsável pelos indivíduos viverem em sociedade após a ascensão do sistema capitalista.

Partindo deste raciocínio, desenvolve dois dos seus principais conceitos: Instituição social e Anomia. A solidariedade segundo Durkheim é oriunda de dois tipos de consiência: a consciência coletiva (ou comum) e consciência individual.

O objetivo principal da obra de Durkheim é elevar a Sociologia ao grau de ciência, através de um método objetivo, assim como são as ciências naturais. Durkheim defende que a “ciência das sociedades” deve fugir da reprodução do senso comum e tratar cientificamente seu objeto de estudo: os fatos sociais.