Qual é a história do trabalho no Brasil?

Perguntado por: dtorres9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

No Brasil, a história do trabalho está profundamente associada ao passado colonial. Dentro do sistema escravista, dominante até fins do século XIX, as relações eram caracterizadas pela posse total não somente da força de trabalho, mas também do corpo e da vida dos escravos.

O trabalho no Brasil sofreu transformações, no período colonial usava-se a mão de obra escrava. Depois de maneira abrupta a abolição da escravidão, e com isso a transição do trabalho escravo para o trabalho livre, houve um período de adaptação e consolidação do trabalho “não escravo”.

O trabalho teve sua origem no momento em que o ser humano apareceu a partir da elaboração de ferramentas de pedra, meio pelo qual o homem começou a buscar formas de se alimentar. Desde então, o trabalho passou a fazer parte de uma das necessidades do ser humano.

1850

No Brasil, a formação do mercado de trabalho, na sua forma capitalista, tem como data marcante o ano de 1850, tanto pela Lei de Terras, como pela lei que decretou, de vez, o fim do tráfico negreiro de forma eficaz (Lei Eusébio de Queiroz), abrindo espaço para o processo de abolição da escravatura no Brasil.

A escravidão no Brasil iniciou-se por volta da década de 1530, quando os portugueses implantaram as bases para a colonização da América portuguesa, para atender, mais especificamente, à demanda dos portugueses por mão de obra para o trabalho na lavoura.

De acordo com Martins (2007), a escravidão foi à primeira forma de trabalho, onde o escravo era considerado apenas “uma coisa” e não tinha direitos assegurados, pois seu único direito era de trabalhar até morrer ou deixar de ter essa condição.

A evolução do Direito do Trabalho no Brasil
No Brasil, o marco inicial da evolução do Direito Trabalhista é a progressiva abolição da escravidão, que culmina na Lei Áurea (1888). Com a proibição do trabalho forçado, surgiu a necessidade de alocar mão de obra nas oficinas, armazéns, fazendas e manufaturas do país.

A exploração do pau Brasil foi à primeira atividade de trabalho no Brasil é claro que os próprios nativos já realizavam seus trabalhos, como por exemplo, a agricultura, pesca, caça entre outros.

As principais fases da história do trabalho foram: trabalho primitivo, trabalho escravo, trabalho feudal, trabalho capitalista e trabalho socialista comunista.

A arte na Pré-História deu-se com as pinturas nas cavernas e em objetos de argila, representando o cotidiano e as primeiras crenças dos hominídeos. O trabalho era dividido desta forma: os homens realizavam a caça e a pesca, e as mulheres coletavam frutos e cuidavam dos filhos.