Qual o CID para ansiedade e depressão?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Estado em que o sujeito apresenta, ao mesmo tempo, sintomas ansiosos e sintomas depressivos, sem predominância nítida de uns ou de outros, e sem que a intensidade de uns ou de outros seja suficiente para justificar um diagnóstico isolado.

CID F41.1 – Ansiedade generalizada é caracterizada por medo ou preocupação excessiva persistente. Tal condição “não ocorre exclusivamente nem mesmo de modo preferencial em uma situação determinada”, de acordo com o DATASUS.

Transtorno de personalidade, depressão e ansiedade (CID F32. 2 e CID F41. 1).

CID F41.2 é o código para transtorno misto ansioso e depressivo, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Muitas pessoas não têm, ainda, noção de que a ansiedade pode ter circunstâncias graves e até mesmo ser o ponto de partida de outras doenças tão perigosas quanto”, diz. Ser segurado do INSS; Afastamento do trabalho por 15 ou mais dias (que não precisam ser seguidos, mas devem ser intercalados em um período de 60 dias);

Quem sofre de ansiedade pode receber benefício do INSS
A ansiedade, depressão, síndrome de burnout são exemplos de doenças psiquiátricas que podem gerar a necessidade de afastamento do trabalho. A depender das condições do funcionário, é possível até mesmo receber benefício por incapacidade.

F41.0 Transtorno de pânico [ansiedade paroxística episódica]
A característica essencial deste transtorno são os ataques recorrentes de uma ansiedade grave (ataques de pânico), que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas mas de fato são imprevisíveis.

O CID mais grave para depressão é o CID 10 – F33. 3 que se refere a um transtorno depressivo recorrente, isto é, em que já ocorreu pelo menos 3 episódios depressivos e o atual cenário é de um episódio grave com sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações).

CID F32 é o código para Episódios depressivos, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Requisitos para receber auxílio-doença com ansiedade
Estar afastado do trabalho por mais de 15 dias, intercalados em um prazo de 60 dias; Possuir 12 contribuições mensais à Previdência Social (algumas doenças são isentas desta obrigação);

De acordo com o psiquiatra Rodrigo Silva em entrevista ao G1, um profissional com diagnóstico de ansiedade pode conseguir uma licença de 15 dias e, caso a condição seja por causa do trabalho, o funcionário pode conseguir até 12 meses de licença.

CID F60.3 é o código para Transtorno de personalidade com instabilidade emocional, conforme a Classificação Internacional de Doenças.