Qual o cargo de um franqueado?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Isso inclui cuidar de imagem da unidade, atrair e fidelizar o cliente, oferecer diferenciais, controlar o pós-venda, monitorar o mercado e a concorrência e ainda prestar contas à franqueadora.

O franqueado é o empreendedor que, interessado em ter sua própria empresa, investe em um negócio já pronto. Sendo assim, ele recebe todas as informações sobre aquele empreendimento, como técnicas de negociação, de atendimento e de gestão.

R$ 4.020,00

Hoje quem trabalha como Franqueado ganha em média um salário de R$ 4.020,00. E antes de se tornar Franqueado, 8% foi Vendedor e depois 7% se tornou Gerente Comercial.

Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

O perfil ideal de franqueado possui características como foco em resultados, dinamismo, forte organização e comprometimento. Perseverança e versatilidade também são linhas de personalidade bastante encontradas nesses empreendedores.

Basicamente, a regra é: o franqueador fornece todo o know how e o franqueado executa as ações em sua unidade. Todos os detalhes dessa relação são estabelecidas por um contrato firmado entre as partes.

Por essa razão, a franqueadora é a pessoa jurídica que formata o negócio e, por conceder o uso da patente, é remunerada pela utilização do modelo desenvolvido por ela. Já o franqueado é o empreendedor que compra uma franquia. Para tanto, ele investe na marca para abrir uma nova unidade.

Terminando o período determinado pelo empregador, ele decide se irá continuar com aquele funcionário ou não. Caso o contrato seja finalizado após esse período de, no máximo, 90 dias, o empregador deverá pagar ao trabalhador 25% do 13° salário e também férias proporcionais.

O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes.

O pagamento da franquia é feito diretamente ao profissional que fará o reparo aos danos ou a quem recebe o valor da indenização, como o dono da carga avariada. Como já vimos, a franquia representa apenas uma parte da indenização.