Qual foi o primeiro cão do mundo?

Perguntado por: efelix6 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 12 votos

O Saluki foi descrito em papiros egípcios há cerca de 800 a.C., e já teve até reconhecimento no Guinness Book of World Records por ser a raça de cachorro mais antiga do mundo.

Bluey

O cão mais velho de todos os tempos, Bluey (1910-1939), era um Pastor-australiano que viveu até os 29 anos e 5 meses de idade, agora desbancado pelo cão português.

O fóssil mais antigo de um cão doméstico (Canis lupus familiaris) é uma mandíbula (osso que forma o queixo) de 14.700 milhões de anos de idade, achada na Alemanha – o que nos mostra que o cão foi o primeiro animal a ser domesticado pelos humanos!

Os cães de raças foram desenvolvidos por meio do cruzamento entre pais e filhos, avós e netos, irmãos e cães da mesma família que possuíam características semelhantes, de forma a mantê-las e deixar o cão “fofo” e agradável ao gosto daqueles que o desenvolveram.

Acredita-se que esse processo deva ter sido essencialmente passivo: os lobos que iam aos poucos aceitando a interação com o homem isolaram-se reprodutivamente de seus primos selvagens e tornaram-se o que ele chama de 'protocães'. O nome é estranho, mas é algo antes do cachorro moderno que conhecemos atualmente.

Com porte médio, pelagem escura e aspecto semelhante ao de um doberman, o cão mais antigo do Brasil vivia em acampamentos humanos no Rio Grande do Sul, há cerca de 1.500 anos.

Rastreador Brasileiro

O Rastreador Brasileiro é uma raça criada por Oswaldo Aranha Filho, em meados da década de 1950. Da mesma família dos sabujos farejadores e sabujos de grande porte, ela foi a primeira raça de cachorro brasileiro reconhecida oficialmente pela FCI.

Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamento.

Estudos mostram a evolução da amizade entre homens e cães. Provavelmente essa relação começou há mais de 20 mil anos. Os cachorros foram os primeiros animais a serem domesticados pelo ser humano, por isso a nossa intensa relação.

Uma pesquisa feita sobre a origem dos gatos, que foi publicada em 2007 na revista Science, concluiu que foi possível rastrear os ancestrais dos bichanos, ou seja, de onde surgiram os gatos, há mais de 100 mil anos. Segundo os cientistas, todos eles vieram do Oriente Médio.

2 – A raça mais pura do mundo
A raça é considerada uma das mais puras do mundo, pois tem como ancestral direito o lobo cinza, ou seja, a raça não passou por quase nenhuma modificação ao longo dos anos. Outras raças próximas aos lobos e também consideradas puras são o Husky Siberiano e o Chow Chow.

Border Collie

Segundo Stanley Coren, o Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Isso significa que a maior parte dos indivíduos dessa raça podem aprender novos comandos em menos de cinco segundos e segui-los pelo menos 95% das vezes.

Mastim Tibetano

Mastim Tibetano
O Mastim Tibetano é a raça de cachorro mais caro do mundo. O cachorro mais caro do mundo pertence à raça do Mastim Tibetano. Isso acontece porque esse cão é considerado raro. Originário da China, sua principal característica é a pelagem grossa, necessária para suportar as baixas temperaturas da região.