Quando o cão deixa de ser filhote?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 13 votos

24 meses

Um cão filhote atinge a idade adulta no período entre 10 e 24 meses de vida, dependendo da raça e do porte. Fase da vida em que os pets já alcançaram a maturidade sexual e, praticamente, o total desenvolvimento do corpo.

A resposta vai depender principalmente da raça e do porte do animal. Geralmente, o período para um cachorro deixar de ser filhote varia entre 10 e 24 meses, que é quando eles atingem a maturidade sexual. No caso de cachorros pequenos ou de porte médio, eles se tornam adultos entre 10 e 12 meses de idade.

Uma das formas mais utilizadas é através da análise dos dentes do peludo da mamãe! O dentinho do cachorro, quanto mais branquinho, menor será a idade dele. Os dentes do filhotinho começam a nascer quando estiverem entre seis e oito semanas de vida.

Dependendo da raça do seu cão, eles atingirão a idade adulta após um ou dois anos de vida. Os cães de raças maiores tendem a amadurecer mais lentamente, atingindo a fase adulta por volta dos dois anos. De qualquer forma, o seu cão ficará bem mais calmo entre o 1º e o 2º ano.

2 vezes

Como regra geral, um cão adulto saudável precisa comer pelo menos 2 vezes por dia, com porções adequadas para o porte, o estilo de vida e as condições de saúde. Sempre siga as orientações na embalagem sobre a quantidade diária recomendada, e consulte também o veterinário.

Como aos 9 meses de idade um cão já é capaz procriar, não é de espantar que ao completar 1 ano de vida ele tenha idade equivalente a 30 anos humanos.

Border Collie

Segundo Stanley Coren, o Border Collie é o cachorro mais inteligente do mundo. Isso significa que a maior parte dos indivíduos dessa raça podem aprender novos comandos em menos de cinco segundos e segui-los pelo menos 95% das vezes.

Observe a cor e o tipo de pelo
Cada raça tem um padrão diferente de cores da pelagem e tipo de fios e isso ajuda a identificar, em alguns casos. É importante lembrar que, ao passar por muitos cruzamentos, o cachorro pode perder as características das raças originais, o que os torna um SRD.

O 1º ano de vida de um cão de tamanho médio equivale a 15 anos humanos; O 2º ano para um cão equivale (em média) a cerca de 9 anos para um humano; E depois disso, cada ano humano seria aproximadamente 5 anos para um cachorro.

Período neonatal: do nascimento à segunda semana de vida
A não ser por aqueles que convivem com uma cadelinha não castrada, é muito difícil que os tutores estejam presentes nessa fase.

A fase de socialização é a fase mais importante no desenvolvimento dos cachorros. Dependendo da raça esta fase pode estender-se até à décima sexta semana. É nesta fase sensível e decisiva que os cachorros desenvolvem a sua personalidade e que fazem aprendizagens cruciais para o futuro.

Pelo menos trinta minutos de exercícios por dia, isso repetido várias vezes por semana. Esses exercícios podem ser caminhadas e brincadeiras e mais; caso seja um passeio é importante durar até mais de vinte minutos de andança, para ter ótimos resultados.

Dar banho com muita frequência faz mais mal do que bem, sabia? Atenção com a pelagem: se seu cachorro tiver pelo curto, é indicado que ele tome banho a cada 15 ou 30 dias. Se ele tiver o pelo mais longo, a cada 15 dias. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, ele pode tomar banho 1 vez por semana.

Os alimentos que cachorros podem comer são arroz (sempre sem o tempero), frutas não-acidas como melão, mamão, melancia, blueberry e banana, além de vegetais como batata e cenoura. Por fim, carnes (sempre cozidas e sem tempero) como frango sem pele e sem osso, filés de peixe, carne suína, peru e carneiro.

De modo geral, é possível afirmar que os cães podem se alimentar de arroz, tendo em vista que é um alimento que não apresenta nenhuma substância nociva ao animal. Porém, por ser rica em carboidrato, é preciso ficar atento à quantidade oferecida.