Qual foi o pecado do povo de Israel?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.) A advertência em Jeremias 3 é para a “irmã” de Israel, Judá, que não parecia ter aprendido com os erros de Israel.

Samuel se entristece ao perceber que o povo de Israel exigiu um rei na tentativa de substituir Deus. Em um longo discurso, o profeta repreende a desobediência da nação e clama ao Senhor para confirmar as suas palavras. Então, uma forte tempestade se forma no céu.

  • Miquéias 1–2: Tanto Israel Quanto Judá Cairão.
  • Miquéias 3: Repreensão aos Líderes Iníquos.
  • Miquéias 4: O Senhor Reinará em Sião.
  • Miquéias 5: A Vinda do Messias.
  • Miquéias 6–7: Os Pecados de Israel e a Misericórdia do Senhor.

Na verdade, os principais adversários dos israelenses seriam organizações armadas como o Hezbollah e o Hamas, além do persa Irã. A Arábia Saudita talvez seja a principal aliada informal do governo de Benjamin Netanyahu.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Escolhas baseadas no temor. Infelizmente, os israelitas se concentraram no relato temeroso. Por parecer que o caminho era difícil, e os israelitas temerem o povo que habitava a terra, eles se recusaram a entrar na terra prometida. Eles começaram a murmurar contra Moisés e contra Deus.

Essa rivalidade se iniciou com o crescimento da população judia na Palestina e resultou em uma série de conflitos a partir de 1948. Israel afirma que suas ações são em defesa de sua própria população, e os palestinos acusam Israel de sustentar um regime de perseguição.

Os filisteus eram um dos inimigos de Israel.

Os amalequitas atacam os israelitas
Pelo caminho, os israelitas foram assediados pelos amalequitas, que atacavam os mais fracos que ficavam para trás. Essa maldade despertou a ira de Deus, que declarou que o povo de Amaleque seria destruído (Deuteronômio 25:17-19).

Os três tipos de inimigos de Israel em três tempos:
Amon, Moabe, Edom, Filístia, Tiro, Sidon e Egito.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.

A passagem pelo deserto demoraria apenas 40 dias, mas foram necessários 40 anos para que Deus moldasse aquele povo, acostumado às religiosidades e tradições egípcias. Deus teve paciência em ensinar, mas o povo, com pressa em equivocar-se e reclamar.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

O Senhor desejava que Israel fosse responsável pela salvação de todos, mas tudo que Ele planejou foi frustrado por culpa do próprio povo. Deus teve que mudar os planos. Quando Deus formou Israel seu propósito era que fosse um “reino de sacerdotes” para o Senhor, proclamando-o entre os gentios.

Os israelitas tiveram o que desejavam um rei segundo o seu coração. Saul era o homem mais alto e mais bonito de todo Israel. Um rei tão perfeito as vistas, mas que era motivo de orgulho fez com que um povo livre perdesse a liberdade individual, pois, todos se tornaram servos, quando não, escravos do rei.

Deus prometeu que os israelitas seriam o Seu povo do convênio, desde que obedecessem aos Seus mandamentos (ver Deuteronômio 28:9–10). Eles seriam uma bênção a todas as nações do mundo, levando-lhes o evangelho e o sacerdócio (ver Abraão 2:9–11).