Qual foi a primeira marca de celular no Brasil?

Perguntado por: greis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 9 votos

O primeiro celular no Brasil só foi lançado em 1990, o Motorola PT-550, conhecido como celular tijolão.

Em 1990, chegou ao País o Motorola PT-550, junto à rede de telefonia móvel do Rio de Janeiro.

Em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983. Este celular marcou a primeira geração.

O primeiro smartphone do mundo foi criado pela IBM em 1992. O nome dado ao aparelho foi "Simon Personal Communicator", ou Comunicador Pessoal Simon. Além do telefone, o IBM Simon servia como fax e base PDA para envio e recebimento de e-mails.

O primeiro no Brasil: Sanyo SCP-5300
As fotos podiam ser enviadas por MMS ou por e-mail. O Sanyo SCP-5300 também tinha uma tela colorida de 2 polegadas e um design flip e era o auge da modernidade, na época.

A chegada do celular ao Brasil foi em 1990. Um sucesso! Mas com cerca de 20 anos de atraso em relação a países como Estados Unidos.

1990

O primeiro celular no Brasil
Depois do lançamento nos Estados Unidos do Motorola Dynatac 8000X, a tecnologia demorou a chegar no Brasil. O primeiro celular no Brasil, também lançado pela Motorola, foi o Motorola PT-550, em 1990.

2009 – Chegada ao Brasil
O primeiro smartphone Android a chegar ao Brasil foi o Motorola DEXT (conhecido lá fora como CLIQ). Ele já tinha um design refinado, com apenas três botões embaixo da tela, mas ainda trazia um teclado completo, com direito a um 'mini-joystick' no lado esquerdo.

Primeiro celular do Brasil
O primeiro celular que desembarcou no Brasil também foi lançado pela Motorola, em 1990. Logo de cara, o Motorola PT-550 foi apelidado de “tijolão”. O modelo trazia para os usuários uma antena externa no topo do dispositivo. A estética do produto era no estilo em flip.

O iPhone 6 Falcon SuperNova Pink Diamond é considerado o celular mais caro do mundo e seu principal modelo ultrapassa R$ 450 milhões em valor. Para além das funções básicas que facilitam a rotina, o smartphone também é símbolo de status e estilo.

Em setembro de 2007, InformationWeek, revista digital americana, cobriu um estudo da EvalueServe que revelava diversas patentes feitas pelo Google na área de tecnologia móvel. Lançado em setembro de 2008, o HTC Dream foi o primeiro dispositivo comercial com o sistema Android.