Qual foi a primeira cirurgia do mundo?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Graças aos relatos de trepanação, este foi considerado o primeiro procedimento cirúrgico em 6500 a.C. Esse método era utilizado para curar doenças mentais, dores de cabeça e ataques epiléticos.

A primeira pessoa a documentar uma cirurgia foi o médico-cirurgião indiano do século VI a.C., Sushruta. Ele se especializou em cirurgia plástica estética e até documentou uma operação de rinoplastia aberta.

Ele trocaria a aorta por um tubo de pericárdio bovino, além da colocação de uma ponte de safena na coronária direita. No entanto, um distúrbio na coagulação fez com que a cirurgia demorasse 51 horas. Nesse período, foram necessárias cerca de 400 unidades de sangue, plasma e plaquetas.

Brasil é o top 1 mundial em número de cirurgias plásticas

  • Cirurgias plásticas pelo mundo. A cirurgia plástica mais realiza no mundo é o implante de silicone, com quase 1.8 milhões de procedimentos, ou 15,8% do total de cirurgias realizadas. ...
  • Cirurgias plásticas no Brasil. ...
  • Aumento significativo no número de cirurgias.

Embriagar o paciente com doses de gim ou uísque, infusão de ervas, ópio (que, em alguns casos, podia ser muito forte e levar o paciente ao óbito) e inalação de éter ou clorofórmio eram algumas das medidas utilizadas para tentar tornar a experiência da cirurgia menos dolorosa para a pessoa.

Graças aos relatos de trepanação, este foi considerado o primeiro procedimento cirúrgico em 6500 a.C. Esse método era utilizado para curar doenças mentais, dores de cabeça e ataques epiléticos. Sem equipamentos ou técnicas modernas, era feito um corte na cabeça das pessoas para expor o crânio.

O primeiro passo para a anestesia geral foi dado por Joseph Priestley, com a descoberta do óxido nitroso em 1773. Em 1796, um farmacêutico, Humphry Davy, iniciou os experimentos dos efeitos da inalação de óxido nitroso. Isso ocorreu na cidade de Penzance, Inglaterra.

Dentre os mais dolorosos, destacam-se as cirurgias abertas (colectomia, hernioplastia hiatal, coledocotomia, colostomia, gastrostomia), com 100% de dor, e a laparotomia com aproximadamente 60%.

A cirurgia é tão casca grossa que o nome dela é um palavrão quase impronunciável: hepatopancreatoduodenectomia (HPD). Trata-se da retirada do duodeno e de parte do pâncreas e do fígado ao mesmo tempo, no mesmo procedimento.

Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração. Isso porque, devido aos movimentos de vai e vem que são feitos nesse procedimento, por muito tempo ocorriam muitas vítimas fatais. O que muita gente não sabe é que isso acontecia pela falta de perícia do médico.

Transplante de medula óssea
O transplante de medula pode apresentar o valor de R$300 mil a R$600 mil. Esse custo está relacionado aos procedimentos laboratoriais, que exigem uma verba maior.

Além da recuperação mais rápida, outras vantagens da videolaparoscopia, segundo o CBC, são: menos dor no pós-operatório, e menor risco de complicações e de infecções. O procedimento também torna a cirurgia mais rápida e faz com que o paciente fique internado por menos tempo.

As pequenas cirurgias são procedimentos cirúrgicos mais simples, que não exigem estruturas mais complexas e não necessitam de internação hospitalar para fins terapêuticos ou diagnósticos. Os procedimentos com anestesia local, na maioria das vezes, têm duração inferior a 1 hora, e a cicatriz é bem discreta.