Qual foi a pior Inquisição do mundo?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Ao longo de uma vida toda dedicada a esse tipo de atividade, Torquemada acabou sendo visto com desconfiança pelos dirigentes religiosos da época. Segundo estimativas, através de seus métodos de investigação, cerca de 10 mil pessoas teriam sido condenadas à fogueira.

O inquisidor-geral, Tomás de Torquemada, agiu com violência e queimou na fogueira cerca de duas mil pessoas no espaço de 15 anos, provocando certa reprovação da Santa Sé.

“A melhor estimativa é que cerca de 3.000 sentenças de morte foram executadas na Espanha por veredicto da Inquisição entre 1550 e 1800, um número muito menor do que em tribunais seculares comparáveis.”

Quem foram os que mais sofreram com a Inquisição Medieval? A - Judeus, mulheres consideradas praticantes de bruxaria, cientistas e pessoas que não seguiam a fé católica.

Os inquisidores portugueses fizeram 40 mil vítimas, das quais 2 mil foram mortas na fogueira. Na Espanha, até a extinção do Santo Ofício, em 1834, estima-se que quase 300 mil pessoas tenham sido condenadas e 30 mil executadas.

A Inquisição, muitas vezes associada ao período medieval e ao contexto europeu, foi presente também no Brasil Colonial e, embora sem um Tribunal do Santo Ofício próprio, existia um forte controle da Igreja Católica no que se refere às chamadas heresias.

Houve perseguições em nome da nova religião aos suspeitos de crimes de adultério, bruxaria e até mesmo discordância entre os dogmas dentro do protestantismo, como a respeito do batismo. Católicos também eram perseguidos, assim como judeus. Na Inglaterra, houve a caça às bruxas, que matou centenas de mulheres.

Eram queimadas na fogueira todas as culpadas de bruxaria pelos líderes da Inquisição.

A Inquisição aconteceu durante a Baixa Idade Média e a Idade Moderna. Julgava hereges e virou também um movimento político. Por meio da península Ibérica colonizadora, veio para as Américas e, consequentemente, para o Brasil. Os números de mortos durante todo o período em que ela atuou variam de 100 mil a milhões.

Na sessão de 31 de março de 1821, as Cortes Constituintes decretavam a extinção do Tribunal do Santo Ofício, instituição criada em Portugal em 1536, com o objetivo de julgar e punir os crimes contra a religião católica.