Por que algumas pessoas eram queimadas na fogueira?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Eram queimadas na fogueira todas as culpadas de bruxaria pelos líderes da Inquisição. Aquelas que sustentavam sua inocência eram queimadas vivas. As que confessavam por meio de tortura eram enforcadas e tinham o corpo queimado logo em seguida.

As principais acusações eram referentes às práticas sexuais e reprodutivas: usos de plantas como contraceptivas, para interromper a gestação, para aliviar as dores do parto e como afrodisíacas. Os desejos e prazeres sexuais das mulheres eram considerados como demoníacos.

Alguns historiadores acreditam que a acusação de Ann Putnam Jr. sugere que uma briga de família pode ter sido uma das principais causas dos julgamentos de bruxas. Na época, uma rivalidade cruel estava em andamento entre as famílias Putnam e Porter, uma que polarizou profundamente o povo de Salém.

Características comuns da bruxa nos finais da Idade Média, como as que se vêem no Malleus Maleficarum dos frades dominicanos, Kramer e Sprenger (1484), são o vôo mágico, o pacto com o diabo, o assassinato das crianças, a destruição de farinha e de colheitas, a metamorfose animal.

Durante a Santa Inquisição em toda a Idade Média, a tortura era um recurso utilizado para extrair confissões dos acusados. Diversos métodos de tortura foram desenvolvidos ao longo dos anos, sendo os mais agressivos reservados àqueles que provavelmente seriam condenados à morte.

Na maioria das vezes, essas queimadas são provocadas pela ação humana de maneira criminosa. Os incêndios são muitas vezes iniciados por agricultores em áreas de pastagens, para renovação de pastos, e por grupos que causam desmatamento para eliminar vegetação rasteira e retirada de madeira para comercialização.

No território onde hoje é a Suíça, por exemplo, aldeias inteiras foram dizimadas. Estima-se que entre 40 mil e 60 mil pessoas foram condenadas à morte na Europa entre o final do século 16 e o ​​final do século 17.

1 – Alice Kyteler. Ela foi a primeira mulher na Irlanda a ser condenada por bruxaria. Todavia, relatos contam que Alice Kyteler viveu entre 1280 e 1325.

A caça às bruxas de Salém ocorreu na Massachusetts colonial, entre 1692 e 1693. Mais de 200 pessoas foram acusadas de praticarem bruxaria, a magia do diabo, e 20 foram executadas. Eventualmente, a colônia admitiu que os julgamentos foram um erro, e compensou as famílias daqueles que tinham sido condenados.

Eram queimadas na fogueira todas as culpadas de bruxaria pelos líderes da Inquisição.

As três bruxas de Abracadabra atendem pelos nomes de Winifred Sanderson (Midler), Mary Sanderson (Najimy) e Sarah Sanderson (Parker). As três também são conhecidas como as Irmãs Sanderson.

Um feiticeiro é alguém que nasce com magia, podendo utiliza-la de forma intuitiva. No feiticeiro a magia é um poder natural. Um bruxo é alguém que não possui magia naturalmente, obtendo ela através de um contrato ou pacto com alguma entidade (um demônio ou outra entidade, por exemplo).

Fogueira de São João
Além de João Batista ser associado com a imagem do cordeiro —pelo fato de anunciar a vinda do Cordeiro de Deus, isto é, Jesus—, o santo tem ligação com a fogueira. "A fogueira é acesa no dia 23 para o dia 24 como o sinal da luz. João Batista é o homem que pregará a luz do homem.

Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho.