Qual foi a maior mandioca do mundo?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

A mandioca plantada na propriedade de Idemar Delarmelin, na localidade de Nossa Senhora do Rosário, mede incríveis 6,30 metros e pesa 23 kg. Com uma trena, o agricultor mediu o aipim. "A maior mandioca do mundo, que eu já vi, é esta aqui", diz.

Uma mandioca de 16,9 metros de comprimento foi colhida em uma propriedade rural de Rondinha, no norte do RS. No mês de maio, um outro tubérculo, com 6,3 metros de comprimento, já havia sido encontrado na mesma propriedade por Ângelo e Idemar Delarmelin.

Foram colhidas duas raízes, que juntas têm 2,30 metros de comprimento. Casal de Pomerode conta que deixou planta se desenvolvendo por 7 anos. Um casal colheu um pé de mandioca com 112 quilos em Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Raiz também conhecida como aipim e macaxeira, e o tamanho surpreendeu a população de Mundo Novo. Uma mandioca, de aproximadamente 8 metros, surpreendeu moradores de Mundo Novo (MS), a 462 km de Campo Grande.

A propriedade tem uma terra surpreendente. A mandioca recordista foi colhida no dia 10 de agosto, é do tipo amarela e a parte mais grossa chega a 83cm de diâmetro. Para o cultivo desta raiz não foram utilizados fertilizantes ou adubos.

A Paraíba detém o título de produzir a melhor mandioca do mundo.

Nigéria

O maior produtor mundial é a Nigéria, que no ano de 2016 computou 57,13 milhões de toneladas, seguido por Tailândia e Indonésia. O Brasil é o 4º maior produtor mundial com 21,08 milhões de toneladas de raiz de mandioca.

Normalmente, os produtores de mandioca colhem um pé com peso entre 6 e 8 quilos, afirmou a extensionista rural do escritório de Pomerode da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Eneide Barth.

22 kg

Mandioca (Caixa contem 22 kg)

A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca.

Tipos de mandioca
A mandioca é dividida em dois grupos: mandioca-mansa e mandioca-brava. Embora aparentemente iguais – a diferenciação considera o tempo de colheita e o nível de ácido cianídrico (que é uma substância tóxica) presente na raiz.

O nome comum man- dioca é largamente difundido, no entanto, regionalmente as- sume diversas denominações de aipim, macaxeira, este último mais comum na Amazônia.