Qual flor usar para decoração de bolo?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Como escolher as flores para a decoração da festa e do bolo

  1. Inverno: tulipas, amor-perfeito, copo-de-leite, boca de leão, petúnia, verbena e outras.
  2. Outono: margarida, cravo, tulipa, orquídea do tipo Cymbidium, begônia, rosas, entre outras.
  3. Primavera: peônia, girassol, azaleia, jacinto, dália e outras.

Flores como rosas, orquídeas, crisântemos, margaridas, gérberas e cravos, folhagens como eucalipto, limão, laranja, hortelã e folhas de parreira, são boas opções para decorar bolos, por sua beleza e durabilidade.

Plantas atóxicas: astromélias*, borago, flor de sabugueiro, rosas, ipê, capuchinha (nasturtium), calêndula, begônia, gerânio, tulipa, lavanda, rosa de jericó, amor-perfeito, endro, borragem, cravo, girassol, ipê, hibisco, piúva, agave, angélica, acácia, anêmona, malmequer, dália, petúnia, dente de leão, violeta ...

Corte o caule até sobrar uns 2 ou 3 dedos e use a fita floral, plástico filme ou papel alumínio para envolver todo esse caule. O ideal é trabalhar com a decoração de flores no último momento. Se acaso o bolo decorado ficar exposto por muito tempo, você pode usar também ampolas ou tubinhos próprios com água.

Assim, as flores artificiais representam uma ótima opção, já que decoram sem que interfiram no sabor do bolo. Além disso, são mais duráveis e resistentes, o que significa que mesmo ao final da sua festa, elas continuarão intactas e com a melhor aparência.

Outro ponto fundamental para quem trabalha com a venda de bolos decorados, é a questão da segurança. Com isso em mente, evite flores tóxicas como algumas variações da astromélia, que soltam toxinas.

A maneira mais simples de decorar com flores é depositando no topo e nas laterais, simples e sem erro. Caso você queira fazer uma cascara ou colocar em ângulos que precisam de sustentação a dica é colocar um canudo fincado no bolo e inserir a haste da flor dentro do canudo.

Outra alternativa também é borrifar ou limpar as flores com bolas de algodão umedecidas com álcool 70º para desinfetá-las: esse é um procedimento útil para decoração de bolos de festa, uma vez que evita a contaminação do alimento.

Como Desidratar Flores

  1. Desidratando flores ao vento.
  2. Usando um micro-ondas e um dessecante.
  3. Pressionando as flores.
  4. Secando em um forno de convecção.
  5. Enterrando as flores em um dessecante.

Saiba como utilizar a Astromélia na culinária
Muitas pessoas se perguntam se a astromélia pode comer, a resposta é sim, mas não na sua forma original. Por ter variedades de raízes feculentas, essa espécie pode ser usada na produção de farinhas para a confecção de pães, bolos e muitos outros alimentos.

Secagem natural de flores
Um método muito simples consiste em deixar o buquê na jarra com pouca água e apenas esperar. A água será absorvida por completo e as flores e as folhas vão secando dia após dia, até secarem por completo.

3 – Leve a flor ou flores ao forno durante cerca de 2 horas a uma temperatura entre os 90ºC e os 100ºC. Veja como estão as flores a meio e se já estiverem a encolher, pode retirá-las do forno. 4 – Deixe as flores arrefecerem completamente antes de pegar nelas.

Saiba como usar plantas artificiais na decoração

  1. Procure boas réplicas. ...
  2. Avalie o material das plantas artificiais. ...
  3. Considere o estilo decorativo do espaço. ...
  4. Capriche nos detalhes dos arranjos. ...
  5. Escolha o melhor recipiente.

PLÁSTICO / PLÁSTICO E TECIDO
Dentre os tipos de flores artificiais, as de plástico são as que principalmente são associadas de forma pejorativa, em relação à qualidade das mesmas.

Elas podem ser feitas a partir de vários tipos de papel, como papel de seda, papel crepom ou papel de jornal. As flores de papel são leves, fáceis de fazer e podem ser facilmente personalizadas em diferentes cores e texturas.