Qual era o primeiro filme do Brasil?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Em 19 de julho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara.

A história do cinema no Brasil começa em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro. No mundo, o cinema tem início em dezembro de 1895, na cidade de Paris. A película exibida foi Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière, dos irmãos Lumiére.

Com estreia mundial em 20 de janeiro de 1953, O Cangaceiro foi o primeiro longa-metragem brasileiro a alcançar prestígio internacional. Exibido para mais de 80 países, a obra conquistou importantes vitórias, entre elas, o prêmio criado pelo Festival de Cannes de “Melhor filme de aventura”.

Para quem não sabe, o primeiro filme da história se chama “A Chegada do Trem na Estação“, de produção francesa em 1895. A obra foi dos Irmãos Lumière, Louis e Auguste, os pais do cinema.

Quantos filmes nacionais existem? Apesar de não haver um registro oficial que aponte um número exato, o Brasil costuma lançar, em média, 100 filmes por anos. Só de 2017 a 2021, foram lançados 697 filmes brasileiros.

O cinema brasileiro iniciou sua história em 1898, com a produção de documentários realizados pelos imigrantes italianos Affonso e Paschoal Segreto. De dentro de um navio francês e com uma câmera inglesa, eles filmaram a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Essa invenção não demorou muito para chegar ao Brasil, e, em 8 de julho de 1896, deu-se a primeira sessão de cinema da história de nosso país. A primeira sessão de cinema no Brasil foi realizada no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1896.

O Pagador de Promessas (1962)

1. O Pagador de Promessas (1962) Esta obra é considerada um marco do cinema brasileiro e foi o primeiro filme nacional a ganhar a Palma de Ouro em Cannes.

No dia 31 de julho de 1897, foi inaugurada a primeira sala fixa de cinema do Brasil, o "Salão de Novidades Paris", no Rio de Janeiro. Um ano antes, seletos convidados puderam acompanhar uma exibição experimental na Rua do Ouvidor.

Embora seja difícil determinar o número exato de filmes já produzidos, estima-se que milhões de filmes tenham sido feitos ao longo da história do cinema. Isso inclui desde os clássicos aclamados pela crítica até as produções independentes e os filmes de baixo orçamento.

No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, realizaram a primeira exibição pública cinematográfica. No entanto, a criação do cinema foi resultado do esforço de vários inventores que trabalhavam para conseguir registrar imagens em movimento.

O filme Vista da Baía da Guanabara foi considerado, por algum tempo, o primeiro feito no Brasil, que teria sido realizado pelo cinegrafista italiano Affonso Segretto (irmão de Paschoal) em 1898.

O primeiro longa metragem que usou dessas tecnologias a receber um lançamento comercial foi Beleza e Vaidade (Becky Sharp) de 1935. A tecnologia empregada foi o Technicholor, e mesmo possuindo apenas três cores, o resultado foi, esteticamente, melhor que o dos filmes anteriores, que eram coloridos artificialmente.

1902 no cinema: Como uma experiência, o inglês Edward Raymond Turner produz o primeiro filme a cores, feito entre 1901 e 1902 e que mostra, entre outras coisas, três crianças brincando com girassóis, soldados marchando e aves de estimação, entre elas uma arara. Este filme só foi descoberto 110 anos depois. [1],[2],[3].

Snow White and the seven dwarfs

Em 1937, Disney realizou o primeiro longa-metragem da empresa: Snow White and the seven dwarfs ("Branca de Neve e os sete anões"), baseado em um conto de fadas tradicional alemão. O sucesso do longa motivou Disney a realizar seu segundo longa: Pinocchio ("Pinóquio"), em 1940.

Turma da Mônica: Lições

O filme nacional mais visto do ano foi "Turma da Mônica: Lições", que tem um detalhe em comum com "Minha Mãe É uma Peça 3". Ambos foram lançados nos últimos dias de dezembro do ano anterior. O segundo filme da Mônica levou 761 mil espectadores, de acordo com levantamento do Filme B.