Qual era a doença de Dona Maria?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Ela havia sido vítima da varíola, ficou com marcas profundas no rosto e buscou a inoculação de seus filhos quando viveu em Istambul em 1718. O risco de morte para quem se submetia à variolação era de até 3%, segundo um artigo de Stefan Riedel, da Escola de Medicina de Harvard.

Maria I: as perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como “a louca", a política passava por um complexo quadro de depressão na época. Isso porque ela teve que enfrentar, em pouco tempo, a morte do marido, do tio, da filha D.

Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 à 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte. A partir de 1792, seu filho mais velho, João, atuou como regente do reino em seu nome devido à sua doença mental.

20 de março de 1816

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Maria I da Inglaterra

Maria I da Inglaterra (1516-1558) foi a primeira rainha da Inglaterra a reinar por direito próprio. Buscando restaurar o catolicismo na Inglaterra, ela perseguiu centenas de protestantes e recebeu o apelido de Maria a Sanguinária.

D. Maria foi esposa, mãe, soberana e primeira mulher chefe de Estado no Brasil. Quem conhece sua história, sabe que foi uma rainha justa e protagonista memorável de nossa história.

A princesa real — a única filha da rainha Elizabeth II e irmã do rei Charles III e dos príncipes Andrew e Edward — curvou-se quando o caixão com o corpo de sua mãe passou por ela no portão do Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo.

Dona maria é um termo popular que caracteriza a mulher, uma dona de casa que está casada há muitos anos e vive para fazer trabalhos domésticos e cuidar da família.

Em março de 1816, D. Maria 1ª morre no Brasil, aos 81 anos, em consequência de "extrema debilidade". Seus restos mortais foram abrigados depois em um mausoléu na Basílica da Estrela, a igreja que mandou erguer.

Tradicionalmente, dá-se o nome Viradeira à reação ao governo do Marquês de Pombal logo após a subida ao trono de D. Maria. Mas, na verdade, esta política não foi mais além do que da reabilitação da nobreza atingida pelo Marquês.

  • João VI de Portugal
  • Maria Clementina de Bragança
  • Maria Isabel de Bragança
  • João Francisco de Bragança
  • João de Bragança