Quem é a pessoa mais famosa do Mato Grosso do Sul?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Sul-mato-grossenses conhecidos no Brasil inteiro, Maria Cecília e Rodolfo são queridinhos da terra e, mesmo depois de mais de 14 anos de sucesso, eles mantêm as raízes e moram atualmente na Capital de MS, onde criam o filho pequeno, Pedro, também campo-grandense.

  • Dona Helena Meirelles.
  • Beth e Betinha.
  • Luan Santana.
  • Gabriel Satter.
  • Conrado e Aleksandro.

Esta é uma lista de gentílicos referentes aos municípios de Mato Grosso do Sul (Brasil), cujos nativos são chamados genericamente de sul-mato-grossenses.

Chamamé

O Chamamé é um ritmo musical de origem Guarani, que se popularizou nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. É tocado com violões e bandoneon, e acompanhado de muita dança. O nome Chamamé significa improvisação. CAMPO GRANDE RECEBEU O TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DO CHAMAMÉ.

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, na região do Porto, antes da divisão do estado. Ele se dedicou à literatura por mais de 70 anos e até então era considerado o maior poeta vivo do país. Costumava dizer que brincava com as palavras. "Tinha uma poesia inovadora", analisa o escritor mato-grossense.

Uma das celebridades mais conhecidas que nasceu em Cuiabá é fulano de tal, um renomado ator que ganhou destaque em filmes e novelas. Sua trajetória de sucesso começou em sua cidade natal, onde desenvolveu sua paixão pelas artes cênicas.

A cultura sul-mato-grossense é reflexo da diversidade de povos que habitam o local. As principais influências são dos vizinhos paraguaios e bolivianos. Também é marcante a presença de gaúchos que abriram fronteiras e criaram cidades na região. Está no Mato Grosso do Sul a terceira maior colônia japonesa do País.

A dupla sertaneja sul-mato-grossense, Zé Lucas e Benício foi destaque nacional no aplicativo de streaming de músicas de artistas independ...

As manifestações culturais no Mato Grosso do Sul apresentam aspectos parecidos com os do Mato Grosso. Destacam-se as danças como o cururu, siriri, guarânia e os pratos típicos: arroz boliviano, caribeu, farofa de banana, sopa paraguaia, arroz carreteiro, farofa de carne.

Jardim dos Estados

Um dos bairros mais tradicionais de Campo Grande, Jardim dos Estados já foi o endereço exclusivo dos mais ricos da cidade.

Chácara Cachoeira

Chácara Cachoeira: O bairro tem o metro quadrado mais caro da cidade com uma rede completa de academias, supermercados, bares e escolas.

Segundo Letícia Polidorio, coordenadora da Cufa em Campo Grande, a cidade tem atualmente 38 favelas. Vídeo institucional da CUFA (Central Única das Favelas) de Mato Grosso do Sul, produzido pelo núcleo de áudio visual da CUFA Dourados.

Os Xavante somavam, em 2020, cerca de 22.256 pessoas abrigadas em diversas Terras Indígenas que constituem parte do seu antigo território de ocupação tradicional há pelo menos 180 anos, na região compreendida pela Serra do Roncador e pelos vales dos rios das Mortes, Kuluene, Couto de Magalhães, Batovi e Garças, no ...

Quem nasce em Campo Grande é chamado de campo-grandense. Mapa do município de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Fonte: IBGE.

Em Mato Grosso o chamado forró é mais conhecido devido a ser uma coletânea de danças populares nordestinas, como o baião, xaxado, chote. A música nordestina influenciou Mato Grosso em toda região do Vale do Araguaia e norte do Estado, principalmente depois da fundação de Brasília.