Qual é o tamanho da letra para passar no exame de vista do Detran?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Por outro lado, o grande “E” no topo da maioria dos gráficos de olho de Snellen corresponde à acuidade visual de 20/200. Se esse for o menor tamanho de letra que você puder discernir com suas melhores lentes corretivas diante dos seus olhos, você será considerado legalmente cego.

1) A letra (E) do meio da primeira linha é equivalente a 20/200. A pessoa que não conseguir ler esta letra com lentes de correção é considerada cega. 2) As letras “T” e “P” também da primeira linha são equivalentes a 20/100. Se apenas conseguir ler a maioria das letras, até à 2ª linha, então tem uma visão 20/50.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho.

Veja como funciona:

  • Categoria A e B – visão central igual ou maior que 50% e visão periférica de 60º nos dois olhos. Ou visão central de 66% e visão periférica de 120º no melhor olho.
  • Categoria C, D e E – visão central igual ou melhor que 66% e visão periférica de 120º em ambos os olhos.

Para que o motorista seja aprovado no exame de visão do Detran, ele precisa passar no teste visual de acordo com a categoria da carteira de motorista e provar que sua visão é suficiente para dirigir com segurança e evitar acidentes.

Caso seja reprovado neste primeiro exame de vista realizado pelo Detran, você será orientado a remarcar uma nova sessão de exames, porém com um médico oftalmologista de sua confiança. Assim, ele irá confeccionar um laudo oftalmológico a partir de exames mais apurados e precisos.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

Pois, podem ocorrer erros durante o seu exame oftalmológico, onde o optometrista interpreta suas respostas sobre o que você pode e não pode ver. Além de que, se você agendou seu exame de vista depois do trabalho, quando seus olhos estão cansados e tensos, isso pode distorcer os resultados do exame.

6 metros

Durante um exame oftalmológico, seu médico oftalmologista usará uma tabela de letras ("tabela oftalmológica") para medir o quão bem você enxerga objetos a, no mínimo, 6 metros de distância. Esse exame é chamado teste de acuidade visual à distância.

É ele quem testa a acuidade visual e a nitidez dos olhos do motorista. É testada também a capacidade de distinguir cores, bem como a visão tridimensional.

Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

A observação A é relativa à necessidade de uso de lentes corretivas, como óculos, para dirigir. Essa anotação é a mais comum, sendo avaliada durante o exame oftalmológico para a emissão ou renovação da carteira de motorista. Já a letra Z se refere ao motorista com visão monocular, ou seja, com um olho apenas.

O exame é feito por meio de equipamentos como o oftalmoscópio. Ele avalia as condições do fundo do olho por meio de uma lente especial, que aumenta a imagem várias vezes. Para ser mais preciso na avaliação, é necessário dilatar a pupila.