Qual é o substantivo de dinheiro?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

De acordo com o que está definido na Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, a palavra dinheiro é um substantivo concreto.

sovina | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O substantivo comum é um tipo de substantivo que dá nome aos seres da mesma espécie (pessoas, animais, plantas, frutas, objetos, lugares, fenômenos) de forma genérica. Esses termos são sempre grafados com letra minúscula, por exemplo: pessoa, gente, criança, cidade, país.

O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos etc. O substantivo é assim chamado por dar significado a substâncias, sejam concretas e palpáveis, sejam apenas mentalmente apreendidas como substâncias, tais como nomes, qualidades, estados, processos, entre outros.

O substantivo comum nomeia os seres de maneira genérica. Substantivo comum é uma palavra que dá nome a uma coisa genérica, comum, não específica. Por exemplo, a palavra “sorvete” é usada para a gente nomear um doce gelado de forma geral.

Mesma palavra: substantivo e adjetivo
É substantivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto.

Quantia monetária: 2 quantia, importância, montante, numerário, verba, valor, soma, total, monta, pecúnia, numo, importe, cifra. Exemplo: Vou usar este dinheiro para pagar meus estudos.

Um substantivo é uma palavra que se refere a uma pessoa, coisa ou ideia. Um substantivo próprio é o nome de uma entidade específica: por exemplo, uma pessoa, uma organização ou um lugar. Substantivos próprios sempre têm a primeira letra maiúscula.

Significado de Roupa
substantivo feminino Designação comum dada às peças de vestuário: vestes, vestimenta, indumentária, traje, fatiota. Quaisquer peças, tecidos, que podem ser utilizadas para cobrir, bem como revestimentos. Quaisquer tecidos que podem ser designados para uso doméstico.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.