O que é um adjetivo concreto?

Perguntado por: ozagalo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

adjetivo Que existe de forma material, opondo-se ao que é abstrato. Que exprime alguma coisa de real, de positivo: vantagens concretas. Que tem o sentido das realidades precisas. [Gramática] Diz-se de um termo que designa um ser ou um objeto que pode ser percebido pelos sentidos.

O que é substantivo concreto? Substantivo concreto é a classe dos substantivos que designa coisas palpáveis, como pessoas, objetos, animais e lugares. Ou seja, ele nomeia tudo aquilo que é possível “ver” ou “tocar” concretamente. Por exemplo: livro, lápis, gato, anjo, faca, fada.

Concreto ou abstrato: substantivo concreto quando não depende de outro ser vivo para existir ou se materializar (mesmo que na imaginação); substantivo abstrato quando é dependente de outro ser vivo para existir. Exemplo: “estante” é um substantivo concreto, enquanto “amor” é um substantivo abstrato.

O substantivo abstrato expressa ação, qualidade ou sentimento. Substantivo abstrato é aquele que nomeia uma ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado. Já o substantivo concreto faz referência a coisas concretas (reais ou imaginárias), como objetos, lugares ou indivíduos.

O substantivo concreto indica pessoa, animal, vegetal, objeto ou lugar. O substantivo abstrato indica ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado. Outros tipos de substantivo são: comum, próprio, simples, composto, primitivo e derivado.

Substantivo concreto é uma classe dos substantivos que nomeia tudo aquilo que é possível “ver”, “tocar” ou “imaginar” concretamente, seja um ser existente no mundo real ou não. Em outras palavras, o substantivo concreto refere-se a todo ser ou objeto possível de ser imaginado em uma figura ou forma.

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.

É aquilo que é de compreensão difícil. No sentido figurado, abstrato significa distraído, absorto. No sentido coloquial abstrato significa algo vago, impreciso. É costume o uso da expressão "é pura abstração", para definir algo que tem significado limitado.

Substantivos abstratos são palavras que designam seres sem existência própria, que dependem de outros seres para existirem. São substantivos abstratos os substantivos que indicam qualidades, noções, estados, ações, sentimentos e sensações de outros seres.

Substantivo abstrato é um tipo de substantivo que indica qualidade, sentimento, estado, ação e conceito. Essas palavras abstratas não existem por si só, uma vez que dependem de outro ser para se manifestarem, por exemplo: alegria, beleza e felicidade. A alegria de Ana Paula é contagiante.

Os substantivos subdividem-se em concretos e abstratos. 1. Substantivos concretos: são aqueles que nomeiam seres que possuem existência própria, ou seja, não dependem de outros seres. Os substantivos concretos nomeiam pessoas, lugares, animais, vegetais, minerais e coisas.

Pode-se afirmar que são concretos os substantivos que se referem a seres materiais ou espirituais, reais ou fictícios: casa, cor, dente, leão, Deus, saci-pererê, fada, alma, triângulo, o amigo, o diplomata, (o) japonês, (o) brasileiro etc.

Concreto convencional
É aquele lançado nas fôrmas por método convencional, utilizando carrinho de mão, grua, caçamba, balde, entre outros. O concreto convencional pode ser usinado ou feito na própria construção com ajuda de uma betoneira. É utilizado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.

Além de comum e próprio, os substantivos podem ser: Simples: formados por apenas uma palavra, por exemplo: caderno e computador. Composto: formados por mais de uma palavra, por exemplo: matéria-prima e quebra-cabeça. Concreto: palavras que designam pessoas, objetos, animais ou lugares, por exemplo: tapete e vassoura.

Substantivos concretos: cadeira, caderno, fada, duende, etc. Substantivos abstratos: saudade, beleza, tristeza, etc. Substantivos primitivos: sol, flor, pedra, etc. Substantivos derivados: solar, florista, pedregulho, etc.