Qual é o significado do peixe na Bíblia?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

É o mais antigo símbolo de Jesus Cristo. A palavra vem do grego “Ichtyus”, ela faz um acróstico com as palavras: Jesus Cristo, de Deus, o Filho, Salvador. O peixe era um sinal da fé cristão.

E no contexto religioso? Fomos pesquisar. Para os fãs de astrologia, o peixe pode ser amuleto da sorte para os signos de elemento água, como Escorpião e Câncer. Trata-se de um símbolo de prosperidade e abundância.

substantivo masculino Animal vertebrado aquático, de corpo coberto de escamas, que se desloca na água, principalmente com a ajuda de nadadeiras, respira por guelras e cuja reprodução é ovípara.

Relatam os católicos que Jesus por duas vezes multiplicou pães e peixes para atender à multidão que o seguira até uma região “deserta” (longe de cidades) e ali ficara ouvindo-O e recebendo curas mas, por não se terem munido de alimentos, estavam a ponto de passar fome.

9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.

Mateus 13:47 O Reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. O Reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes.

Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “icthis”, em grego, com a fórmula da fé em Jesus Cristo.

Peixes é um signo altamente sensível e empático, o que significa que os piscianos geralmente são capazes de compreender os sentimentos e as necessidades dos outros com facilidade.

É o poder da intuição, do mistério e do sagrado!
Peixes não é tão fácil de entender e muito menos de explicar, pois reúne em si um pouco de cada um dos outros 11 signos. Representa os sonhos, a sensibilidade e a percepção do que está além do visível e tocável, ou seja, a espiritualidade.

1. [ Zoologia ] Animal vertebrado que nasce e vive na água e que respira por guelras. 2. [ Culinária ] Carne desse animal, usada como alimento.

Jesus, símbolo de Deus.

Sonhar com peixe expressa um estreitamento com o nosso próprio inconsciente, é uma viagem interior. Certamente isso indica o momento para entrar em contato com o seu íntimo, a sua estrutura psíquica. Ou seja, o que estava guardado e sem consciência, vem à tona, fazendo-se necessário ser conscientizado.

Jesus também usou a multiplicação dos pães e peixes para dar uma lição importante sobre a salvação. Pouco tempo depois de multiplicar a comida, Jesus explicou que ele é o pão da vida, que dá vida ao mundo e mata toda a fome (João 6:33-35). Somente quem se alimenta de Jesus, pela fé, será salvo.

Alimentando os 5000
Este milagre também é conhecido como "milagre dos cinco pães e dois peixes", dado que João reporta que cinco pequenos pães de cevada e dois peixinhos, fornecidos por um garoto, foram utilizados por Jesus para alimentar a multidão.